Açoriano Oriental
Euro2008
Grécia perde com Rússia e diz adeus à revalidação do título
A Grécia, campeã em título, ficou hoje afastada dos quartos-de-final do Euro2008 de futebol ao perder por 1-0 diante da Rússia, resultado que permitiu à Espanha assegurar a qualificação e o primeiro lugar no Grupo D
Grécia perde com Rússia e diz adeus à revalidação do título

Autor: Lusa/AO
A Grécia ficou hoje impedida de continuar a lutar pela revalidação do título de campeã da Europa de futebol, depois de perder com a Rússia (1-0) e averbar o segundo desaire em duas jornadas do Grupo D do Euro2008.
Um incrível e pouco habitual erro do guarda-redes Nikopolidis permitiu a Zyryanov, aos 33 minutos, marcar o golo da vitória da Rússia, a quem "basta" derrotar quarta-feira a Suécia, na última ronda, para garantir o segundo lugar na "poule" e se qualificar para os quartos-de-final.
A Rússia repetiu o feito do Euro2004, em Portugal, quando foi a única equipa a bater a Grécia e qualificou-se pela primeira vez para a segunda fase de uma grande competição, desde o desmembramento da União Soviética, campeã europeia em 1960.
A Grécia, que não tinha vencido qualquer encontro em grandes competições antes do Euro2004, despede-se do Euro2008 frente à Espanha, virtual vencedora do Grupo D, num jogo para cumprir calendário.
Depois da derrota na primeira jornada, frente à Suécia (2-0), o seleccionador da Grécia, Otto Rehhagel, abdicou dos habituais três centrais e apostou num pouco comum 4-3-3, com três médios de características defensivas e três pontas-de-lança.
Contudo, a grande surpresa no "onze" grego foi a exclusão de Karagounis, que viria entrar aos 40 minutos.
Apesar da goleada frente à Espanha (4-1) na estreia, o seleccionador russo, Guus Hiddink, manteve o esquema táctico, operando apenas duas alterações, com as entradas de Ignashevich e Torbinski para os lugares de Shirokov e Sychev.
Apesar de um "onze" aparentemente mais ofensivo, a Grécia deu o controlo de jogo à Rússia, que podia ter inaugurado o marcador aos 14 minutos, mas Nikopolidis evitou que o remate em arco de Pavlyuchenko entrasse na sua baliza. 
O único lance de perigo da Grécia no primeiro período surgiu aos 20 minutos, num livre apontado por Basinas, que Semshov ia desviando para a sua própria baliza.
O conjunto de leste acabaria por se adiantar no marcador, aos 33 minutos, por Zyryanov, na sequência de uma saída disparatada de Nikopolidis, a permitir que Semak, em cima da linha de fundo, colocasse a bola no seu colega, que se limitou a encostar para o fundo da baliza.
Com a entrada de Karagounis, a Grécia parecia querer ser mais afoita no ataque, mas à excepção de um remate fraco de Charisteas para as mãos de Akinfeev pouco mais fez na segunda parte para inverter o resultado.
Em contra-ataque, a Rússia podia ter aumentado a vantagem, mas a Grécia pode agradecer ao desacerto de Pavlyuchenko, que, por diversas vezes, desperdiçou boas oportunidades de golo. 
A melhor jogada do encontro surgiu aos 57 minutos, numa boa combinação entre Zhirkov e Pavlyuchenko, que, de calcanhar, colocou a bola em Bilyaletdinov, que rematou ligeiramente ao lado.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados