Açoriano Oriental
Euro2008
Portugal e Suíça cumprem calendário
Portugal, já apurado, e a Suíça, eliminada, cumprem calendário, domingo, na última jornada do Grupo A do Euro2008 de futebol, enquanto República Checa e Turquia disputam uma "final" que decide quem estará nos quartos-de-final
Portugal e Suíça cumprem calendário

Autor: Lusa/AO
Com duas vitórias nos dois primeiros jogos, a equipa portuguesa garantiu o apuramento e o primeiro lugar na "poule", o que permitirá ao seleccionador, Luiz Felipe Scolari, fazer alterações no "onze".
No Mundial2006, na Alemanha, com Portugal já apurado, mas a necessitar de pontuar para vencer o grupo, Scolari deixou cinco habituais titulares no banco, mas desta vez poderá alargar o número de alterações.
Em risco de ficar suspenso para os quartos-de-final, Bosingwa, único português a ver um cartão amarelo na prova, será com certeza um dos jogadores poupados por Scolari.
A despedir-se dos seus adeptos, a co-anfitriã Suíça ainda procura a sua segunda vitória, mas terá muitas dificuldades para constituir o seu ataque, uma vez que três dos avançados convocados - Derdiyok, Frei e Streller - estão lesionados.
O encontro de Basileia marcará ainda o adeus do veterano seleccionador helvético, Kobi Kuhn, que será substituído após o Euro2008 pelo alemão Ottmar Hitzfeld.
Se no St. Jakob-Park se joga para cumprir calendário, no Estádio de Genebra decide-se quem acompanha Portugal nos quartos-de-final, sendo que a qualificação poderá ser decidida na marcação de grandes penalidades.
A República Checa e a Turquia perderam com Portugal e derrotaram a Suíça e têm o mesmo número de pontos (três), de golos marcados (dois) e de golos sofridos (3).
Segundo o artigo 7.08 do regulamento da prova, se duas equipas, que se defrontem na última jornada, terminarem a prova com os mesmos pontos e a mesma diferença de golos e empatarem o encontro, o apuramento será decidido na marcação de grandes penalidades.
No encontro com a Suíça, a Turquia conseguiu um "milagre" e apontou o tento do triunfo, que afastou os helvéticos, no último minuto, num remate de Arda Turan, que tabelou num adversário e bateu Diego.
Este lance de sorte, manteve os turcos na luta pelo apuramento, que definirão no encontro com a República Checa, para o qual não poderão contar com o capitão Emre e com Tumer.
Com toda a equipa disponível, na República Checa a grande dúvida situa-se no eixo de ataque, podendo o seleccionador checo, Karol Bruckner, manter Baros no "onze" ou fazer regressar o gigante Koller ou passar a jogar em 4-4-2 e colocar os dois avançados.
O vencedor do encontro entre a Turquia e a República Checa vai defrontar a 20 de Junho, nos quartos-de-final, a Croácia, vencedora do Grupo B.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados