Açoriano Oriental
Euro2008 - Grupo C
Holanda "humilha" Itália campeã do Mundo
Em Berna, o avançado Van Nistelrooy (26 minutos), o extremo Sneijder (32) e o defesa Van Bronckhorst (79) sentenciaram a derrota mais pesada sofrida em fases finais do Campeonato da Europa pela Itália, que encontrou no guarda-redes Van der Sar um obstáculo intransponível
 Holanda "humilha" Itália campeã do Mundo

Autor: LUSA/AO
A Holanda quebrou um "jejum" de 30 anos e derrotou a Itália por 3-0, em jogo da primeira jornada do grupo C do Euro2008 de futebol, com os "merengues" Van Nistelrooy e Sneijder a destacarem-se numa equipa em grande forma.
Depois de um aborrecido Roménia-França, o jogo de Berna foi um excelente espectáculo de futebol, com a Itália a mostrar monentos de bom futebol, mas a Holanda a superar-se em absoluto, para a melhor exibição, até ao momento, do torneio.
A Holanda arrancou forte e tomou conta do jogo, dominando o meio-campo graças ao seu "miolo" muito povoado (apostou no 4x5x1), só com Van Nistelroy no ataque.
Em 4x3x3, com Camoranesi e Di Natale a apoiar Toni, como ponta-de-lança, a Itália era obrigada a recuar e apostar mais no contra-ataque.
Aos 18 minutos Van Nistelrooy teve a primeira grande ocasião, passando por Buffon mas perdendo o equilíbrio e ficando sem posição para o remate para a baliza aberta.
O golo da equipa laranja não tardaria muito e aos 26 minutos a Holanda adiantava-se, com justiça, ainda que com um golo que parece marcado em fora-de-jogo. Sneijder rematou cruzado, à entrada da área, e Van Nistelrooy, em aparente "off-side", fez a emenda que enganou Buffon.
Ainda a Itália fazia por reagir à desvantagem e sofria novo golo, volvidos cinco minutos, marcado por Sneijder.
Van de Vaart fez um lançamento longo para Kuyt, na direita, este serviu logo de cabeça Sneijder, mais bem colocado no terreno, que colocou a bola num espaço ínfimo, entre Buffon e o poste mais próximo, marcando o 2-0.
Sneijder e Van Nistelrooy, duas das estrelas da "galáxia" do Real Madrid, foram decisivos na vantagem clara com que a Holanda chegava ao intervalo. 
Na segunda parte as equipas não abrandaram o ritmo e a Itália tudo fez para tentar virar o resultado, mas sem sucesso.
O veterano Del Piero, que rendeu Di Natale aos 64, foi uma "dor de cabeça" para a defesa transalpina e Toni e Cassano também protagonizavam bastante perigo, sem conseguirem chegar ao golo que relançasse o jogo.
A Holanda é que também não abrandava, apostando no entanto mais no contra-ataque, sobretudo depois da saída de Van Nistelrooy, e aos 79 minutos chegaria ao seu terceiro golo.
Giovanni van Bronckorst, de cabeça, fixou o resultado final, depois de uma boa e rápida combinação ofensiva para Kuyt.
A Itália, actual campeã do Mundo em título, sai de Berna com uma das derrotas mais pesadas em jogos oficiais, nos últimos anos, e a Holanda especialmente moralizada e desde já com o "carimbo" do melhor futebol praticado até agora no Euro2008.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados