Açoriano Oriental
"Traidor" Podolski bisa em triunfo da Alemanha sobre Polónia
A Alemanha venceu hoje a Polónia por 2-0, em encontro inserido na primeira jornada do grupo B do Europeu de futebol de 2008, disputado estádio Klagenfurt, naquela mesma cidade austríaca
"Traidor" Podolski bisa em triunfo da Alemanha sobre Polónia

Autor: Lusa/AO
A Alemanha fez cumprir hoje o favoritismo e tradição ao vencer a vizinha e rival Polónia por 2-0 no Grupo B do Euro2008 de futebol, com dois golos do "traidor" Podolski. 
Nascido na Polónia, mas a viver na Alemanha desde criança, Podolski (20 e 72 minutos) acabou por ser o "carrasco" do seu país de origem, primeiro ao emendar para a baliza deserta um passe de Klose, com igual percurso de vida - também ele de origem polaca -, e depois ao "fuzilar" as redes numa bola solta. 
Depois da Croácia ter ganho 1-0 à co-anfitriã Áustria, a Alemanha cumpriu com o que lhe era exigido, obtendo o 12º triunfo em 16 jogos com a Polónia, estreante em europeus, que nunca venceu o país vizinho.
Com este resultado, o tricampeão europeu (1972, 1980 e 1996) quebrou um jejum de triunfos em jogos do campeonato da Europa, que durava desde a final do Inglaterra96, já que saiu pela porta pequena em 2000 e 2004, sem qualquer êxito. 
Num desafio longe de ser vistoso, os teutónicos justificaram o êxito, pois foram sempre mais fortes e objectivos, melhor organizados e com um pragmatismo que lhes permitiu explorar de forma exemplar as falhas que provocaram na estrutura contrária.
A equipa de Joachim Low podia ter inaugurado o marcador logo ao quarto minuto: Ballack isolou Klose que, perante a saída do guarda-redes, endossou a Mario Gómez, mas este falhou por centímetros a emenda para a baliza deserta.
Aos 20 minutos, a Alemanha adiantou-se finalmente no marcador, num lance em que Gómez libertou Klose e este cruzou reateiro para a entrada do liberto Podolski, que, respeitando o país de nascença, não festejou o tento.
A Polónia jogava de forma lenta e previsível e raramente incomodou a baliza de Lehmann. Na única excepção, Lobodzinsky (35) ganhou a linha e cruzou atrasado para um remate de primeira de Zuravski, mas a bola saiu ao lado.
Na resposta, Fritz (37) atrasou para o remate de Gómez, com Klose, de costas para a baliza, a falhar a emenda de calcanhar.
Numa segunda parte mais fraca, e em que os alemães procuraram gerir a vantagem adquirida, a equipa germânica acabou por fazer valer a sua maior experiência e, aproveitando nova falha da defesa adversária, a bola sobrou para o remate imparável de Podolski (72), que ampliou a contagem.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados