Açoriano Oriental
Euro2008
República Checa vence anfitriã Suíça
A República Checa venceu hoje a anfitriã Suíça por 1-0 no jogo inaugural do Euro2008 de futebol, disputado no estádio St. Jakob-Park, em Basileia
República Checa vence anfitriã Suíça

Autor: AO online
Um golo de Vaclav Sverkos, a 20 minutos do fim, ofereceu hoje uma vitória muito feliz à República Checa sobre a co-anfitriã Suíça (1-0), no jogo de abertura do Euro2008 em futebol.
O embate entre suíços - que partilham a organização do torneio com a Áustria - e checos abriu, em Basileia, o Euro2008 e o Grupo A, onde também figura Portugal, que defronta a Turquia a partir das 20:45 locais (19:45 em Lisboa), em Genebra.
Num "estilo à italiana", os checos marcaram praticamente no único remate à baliza do guarda-redes Diego Benaglio, ex-jogador do Nacional, para grande desilusão dos helvéticos, que desperdiçaram um punhado de boas ocasiões de golo.
Não bastasse a derrota, a Suíça terá perdido também uma das suas grandes estrelas, Alexander Frei, que saiu pouco antes do intervalo muito queixoso de um joelho, isto depois de ter sido o jogador mais perigoso durante os primeiros 45 minutos.
Pertenceram ao capitão da Suíça (rendido por Hakan Yakin no segundo tempo) as duas grandes oportunidades no primeiro tempo: na primeira, aos 20 minutos, o avançado do Borussia de Dortmund falhou o alvo à saída de Petr Cech e, na segunda, 15 minutos depois, obrigou o guarda-redes do Chelsea a uma defesa com os punhos.
Na segunda parte, a tendência do jogo manteve-se suíça e, à falta de Frei, foi Yakin a assumir as despesas atacantes dos co-anfitriões do torneio. 
Cinco minutos após o reatamento, o jogador do Young Boys atirou ligeiramente por cima da barra de Cech, na cobrança de um livre directo. Aos 66 minutos, nova oportunidade para o mesmo jogador e, desta vez, o cabeceamento, sem oposição, não acertou na baliza checa.
Num dos raros lances de ataque durante quase todo o jogo, a República Checa resolveu o encontro. Na sequência de uma bola bombeada para a grande área suíça, Sverkos apareceu isolado na "cara" de Benaglio, que nada pôde fazer para evitar o remate certeiro do jogador que tinha rendido o "gigante" Jan Koller 14 minutos antes.
A 10 minutos do final, a Suíça desperdiçou uma soberana oportunidade para empatar e repor alguma justiça ao resultado. Numa jogada a "dois tempos", Tranquillo Barnetta obrigou Cech a uma defesa incompleta e a bola chegou aos pés de Johan Vonlanthen, que "recargou" para a barra.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados