Açoriano Oriental
Comércio
Zona euro com défice nas trocas comerciais com resto do mundo
A balança comercial entre os 16 países da zona euro e o resto do mundo passou de positiva a negativa no primeiro trimestre deste ano, anunciou esta quarta-feira o Eurostat.
Zona euro com défice nas trocas comerciais com resto do mundo

Autor: Lusa / AO online
Apesar da queda da moeda europeia devido à crise na Grécia, o saldo positivo de 6,8 mil milhões de euros registado no quatro trimestre de 2009 foi transformado num défice de 25,4 mil milhões de euros, indicam as estatísticas europeias.

A balança comercial dos 27 países da União Europeia (UE) (incluindo o Reino Unido e a Polónia, que não integram a zona euro), registou no mesmo período um défice de 34,8 mil milhões de euros, segundo a agência de estatística europeia.

No último trimestre do ano passado, a UE tinha registado um défice de 13,4 mil milhões de euros nas trocas comerciais com o resto do mundo.

A UE registou um balanço positivo de 14,1 mil milhões de euros nas trocas comerciais com os Estados Unidos entre Janeiro e Março deste ano. Suíça, Hong Kong, Brasil, Canadá e Índia também compraram mais ao bloco europeu do que venderam no período em análise.

No entanto, o défice comercial com a China atingiu 30,9 mil milhões de euros, tendo sido registados ainda diferenças significativas nas trocas com a Rússia e o Japão, de acordo com as estatísticas europeias.

Portugal é um dos países da zona euro, juntamente com Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Malta.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados