Açoriano Oriental
Honduras
Zelaya diz que Procurador-Geral também é responsável por destituição
O Presidente deposto das Honduras, Manuel Zelaya, disse esta quinta-feira que o Procurador-Geral hondurenho, Luis Rubi, é tão ou mais responsável que os militares pelo golpe de Estado do passado dia 28 de Junho.

Autor: Lusa / AO online
Zelaya reagia à decisão do Procurador-Geral que acusou quarta-feira os chefes das forças armadas de "abuso de poder", por terem detido e enviado para o exílio o Presidente deposto.

"Hoje, utilizando um truque, uma nova estratégia, o Procurador-Geral, que é tão ou mais responsável que os próprios militares, apresentou queixas de comum acordo para conseguir a impunidade dos militares, acusando-os de delitos menores, abuso de autoridade e não pelos crimes graves que cometeram", referiu Zelaya, em comunicado.

Segundo o presidente deposto os militares cometeram crimes como traição à pátria, assassínio, violação dos direitos humanos e tortura.

Para Manuel Zelaya, a iniciativa de Luis Rubi trata-se de um acto preparatório "para conseguir a impunidade dos militares e evitar a condenação de outros autores materiais e intelectuais do golpe militar".

A queixa apresentada por Luis Rubi visa os generais Romeo Vasquez, chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Venancio Cervantes, comandante da Força Aérea, e Luis Javier Prince, comandante da Marinha, segundo o Supremo Tribunal de Justiça de Tegucigalpa.

Até ao momento, o Supremo Tribunal nunca se opôs às autoridades que assumiram o poder no golpe de Estado, lideradas por Roberto Micheletti, antigo presidente do Congresso.

Na mesma mensagem, o Presidente deposto reiterou que não vai renunciar ao mandato, que termina no próximo dia 27 de Janeiro.

Zelaya foi eleito em Novembro de 2005 para um mandato de quatro anos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados