Açoriano Oriental
Xi Jinping e Barack Obama destacam acordo com Irão como exemplo de cooperação
Os presidentes da China e dos Estados Unidos destacaram hoje o acordo nuclear com o Irão como um exemplo de como a cooperação entre os dois países pode ser bem-sucedida, escreve a agência Xinhua.

Autor: Lusa/AO Online

Xi Jinping e Barack Obama falaram hoje por telefone, numa conversa em que o líder chinês confirmou a visita oficial aos Estados Unidos em setembro e em que ambos sublinharam a disponibilidade para trabalharem no sentido de obterem resultados positivos dessa viagem.

“Quero trabalhar consigo para promover a compreensão e amizade mútua entre os dois povos e ampliar a colaboração em todos os aspetos”, disse Xi, citado apela agência oficial chinesa.

Neste diálogo, Obama destacou a “grande importância” do papel da China no recente acordo sobre o programa nuclear do Irão, alcançado pelo grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha), no passado dia 14 de julho.

Os Estados Unidos agradeceram à China pela sua contribuição para este “acordo histórico” e esperam que a cooperação conjunta se mantenha e se venha a materializar.

Por seu lado, Xi Jinping sublinhou que o acordo com Teerão vem reforçar o pacto de não-proliferação e constituiu “uma experiência positiva” no que toca à resolução de disputas importantes através de negociações.

Além disso, o líder chinês destacou que Pequim e Washington mantiveram uma estreita comunicação e coordenação no processo negocial com o Irão, o que comprova que se criou um novo modelo relacional entre os dois países.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados