Açoriano Oriental
Vela Ligeira
XCape vence Açoriano Oriental Yacht Race
O skipper Luís Quintino e a tripulação do XCape venceram a segunda perna da regata organizada pelo jorna Açoriano Oriental, na Classe ORC 1, que ligou Vila do Porto (Santa Maria) a Ponta Delgada (São Miguel)
Carregando o video...

Autor: Susete Rodrigues
A embarcação XCape, do skipper Luís Quintino, foi a vencedora da segunda perna na Classe ORC 1, da terceira edição da Açoriano Oriental Yacht Race, que ligou Vila do Porto em Santa Maria a Ponta Delgada, repetindo o triunfo obtido na primeira perna, esta com o percurso contrário (Ponta Delgada - Vila do Porto).

O primeiro barco a cortar a linha de chegada em Ponta Delgada foi o Fuga 1, do skipper Marco Sousa, vencendo a Classe Open e repetindo também a vitória da primeira perna.

A embarcação Celtic Dream também fez dobradinha, vencendo a segunda perna na Classe ORC 2, tal como havia acontecido na primeira perna da prova.

Das 13 embarcações que chegaram a Santa Maria, 12 partiram ontem da Marina de Vila do Porto às 09h30 para a segunda perna da regata organizada pelo jornal Açoriano Oriental com a colaboração do Clube Naval de Ponta Delgada e Clube Naval de Santa Maria, enquanto que a embarcação francesa Wako ficou-se por terra mariense.

Numa largada muita entusiasta, os skippers das embarcações procuraram a melhor posição para encontrar o melhor rumo para Ponta Delgada.

Por largas horas a embarcação comandada por Marco Sousa (Fuga 1) esteve na frente da prova - não existindo, no entanto, nenhum vencedor à geral - enquanto que mais atrás vinha e, quase em linha com o Fuga 1, o Açor do skipper terceirense João Leal.


Contorno do Ilhéu crucial

Foi precisamente no contornar do Ilhéu de Vila Franca do Campo - uma novidade da prova este ano - que o Fuga 1 e o Açor travaram uma brilhante luta, que só terminou quase na linha de chegada, bem como eram visíveis quase todas as embarcações da prova e suas manobras.

De acordo com o skipper MarcoSousa que estreou o Fuga 1, “a largada foi muito engraçada nesta segunda perna, com vento à bolina, ou seja, tivemos que navegar contra o vento, onde todos os barcos se dispersaram ao longo da linha, proporcionando um espectáculo muito giro”, afirmou, acrescentando que “começou-se a navegar numa bolina folgada até Vila Franca onde o vento baixou ligeiramente”.

Marco Sousa recordou a luta que travou com a embarcação Açor, no Ilhéu de Vila Franca: “ a nossa embarcação fez a regata sem ratings e sem grandes esperanças de ganhar, tivemos uma luta muita engraçada com o Açor, que entra com rating (ORC 1), o que nos motivou muito e até à entrada a Ponta Delgada tivemos que fazer um ‘bordezinho’ curto mas que poderia ser desastroso para nós, mas conseguimos chegar à frente, não que interessa muito, mas dá um sabor diferente”, finalizou.


Aphrodite em segundo na ORC 1

Ainda em relação à Classe ORC 1, a segunda posição foi para a embarcação Aphrodite, de Rui Mendonça, e em terceiro ficou o Açor de JoãoLeal.

Na Classe ORC 2, a segunda posição foi precisamente igual à da primeira perna, ou seja, ficou a embarcação Shesha de Manuel Silva, e em terceiro o Fenix de Eduardo Reis.

Na Classe Open, o segundo classificado foi a embarcação do skipper Luís Silveira, Pollux; em terceiro ficou o Danny Boy de João Vieira.

Saliente-se que hoje tem lugar a entrega de prémios aos vencedores das classes na segunda perna.

O evento tem lugar às 11h30 no Hotel Marina.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados