Tecnologia

Wikipédia lança nova campanha para arrecadar fundos

Wikipédia lança nova campanha para arrecadar fundos

 

Lusa/AO online   Nacional   16 de Nov de 2010, 10:05

Ao consultar-se a enciclopédia online Wikipédia aparece sobreposto um pedido do seu fundador, Jimmy Wales, para que os utilizadores adiram a uma campanha de angariação de fundos.
Wales lembra que "todos os anos por esta altura” os que consultam a Wikipédia são confrontados com este “apelo”, em que é pedida uma doação modesta, de dez, vinte, cinquenta ou mais dólares.

O fundador apela aos utilizadores que usam a Wikipédia como uma fonte de inspiração e de informação e diz que “confia e deseja” que as pessoas ajam em conformidade com o que tem acontecido em anos anteriores.

Wales faz um breve resumo do projecto Wikipédia e salienta as dúvidas que existiram aquando da sua nascença. Lembra o percurso da Wikipédia, “uma organização sem fins lucrativos feita por um grupo de voluntários”, “sem publicidade, intenções ou agendas ocultas”, que “faz um importante compêndio do conhecimento humano".

"Uma década mais tarde, mais de 380 milhões de pessoas usam a Wikipédia mensalmente, quase um terço da população com acesso à Internet", acrescenta.

A Wikipédia é o quinto site mais popular na Internet, mas "os outros quatro foram criados e mantidos com biliões de dólares em investimentos", salienta.

“Juntos podemos mantê-la livre de custos e de publicidade. Mantê-la aberta. Assim você pode utilizar a informação na Wikipédia como quiser. Podemos continuar a crescer, espalhando o conhecimento em toda parte e convidando à participação de todos", sustenta.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.