Açoriano Oriental
Web Summit: "Lisboa tem um potencial incrível para centro mundial de criatividade"
Lisboa tem "um potencial incrível para centro mundial de criatividade", considera Rohan Silva, o fundador da Second Home, o icónico acelerador criativo londrino que escolheu a capital portuguesa para abrir em dezembro o seu primeiro espaço fora de casa.
Web Summit: "Lisboa tem um potencial incrível para centro mundial de criatividade"

Autor: Lusa / AO online

 

"Hoje só existimos em Londres e estamos perto de abrir o nosso segundo espaço, já em dezembro. Escolhemos Lisboa, porque gostamos mesmo muito da cidade e porque acho que esta cidade tem um potencial incrível para ser um centro mundial de criatividade e empreendedorismo", disse Rohan Silva, em entrevista à agência Lusa.

A ideia da Second Home remonta aos tempos em que Rohan Silva era conselheiro do antigo primeiro-ministro britânico David Cameron, quando deu início ao projeto "Tech City", num momento em que sentiu que a zona de East London "tinha potencial para uma verdadeira explosão".

Em 2014, juntamente com Sam Aldenton, lançava então no bairro de Brick Lane a Second Home, projeto "genuinamente único" e que rapidamente se tornou popular em Londres ao afirmar-se simultaneamente como "um acelerador criativo", "um espaço cultural e de trabalho para empreendedores, pessoas geradoras de ideias e artistas".

Agora, a Second Home vai trazer para a zona ribeirinha de Lisboa, em particular para o segundo piso do Mercado da Ribeira, "toda esta colisão de ideias" e quer afirmar-se como "um verdadeiro turbocompressor para a comunidade criativa e de inovação" da capital portuguesa.

Rohan Silva afirma ter descoberto em Lisboa "uma cidade incrivelmente aberta e com um grande espírito empreendedor" e diz não se sentir diferente de quando está em Londres.

"Quando vim cá pela primeira vez há dois anos senti a energia e então eu e o meu cofundador tomámos a decisão de vir investir", contou.

Pediram aos seus investidores - um deles é também investidor na Time Out, a revista que se apresenta como "o melhor guia de Lisboa" e que está situada no Mercado da Ribeira, que avisassem se soubessem de um espaço interessante.

E assim nasceu o projeto que Rohan Silva classifica como "uma mistura de arte com ciência e de coração com razão": "O nosso coração disse que amamos esta cidade e o seu potencial criativo e a razão falou-nos de como a economia estava a mudar e as diferentes indústrias a inovarem".

E tornou-se claro que estar em Lisboa "podia realmente fazer a diferença", diz Rohan Silva, adiantando que a Second Home ainda nem abriu na capital e já tem todo um programa que vai decorrer em paralelo e ao longo da Web Summit, onde vai ser orador sobre o futuro das cidades, além do que já está planeado para quando abrir portas.

Neste momento, a Second Home conta já com três quartos dos seus 1.300 metros quadrados ocupados, 250 membros de diferentes áreas, como o capital de risco, a tecnologia, o 'design' e a moda, organizadores de festivais de música, que vão ali trabalhar, colaborar e "colidir" diariamente, numa lógica em que grandes empresas estão ao lado de pequenas empresas ou entidades.

Entre os membros, está a sociedade de capital de risco Faber Ventures, a Monday, agência digital de 'marketing', que vai levar a sua equipa de 20 pessoas, e a HomeLovers, imobiliária 'online' que arrancou no Facebook.

"As equipas que vão estar baseadas na Second Home vão ter um rápido crescimento", disse, acrescentando que o processo de candidaturas ainda está em curso.

As receitas da Second Home resultam de um modelo de negócio que assenta em duas modalidades: nas empresas que pagam uma quota por serem membros e em outras pessoas ou entidades que vão participar em eventos e iniciativas culturais ou educativas à noite ou aos fins-de-semana, a que chama 'roaming members' (membros não fixos).

"Os eventos podem ser pequenos, por exemplo com cinco pessoas, uma sessão educativa ou um grupo que queria saber como escalar o negócio, ou pode ser uma firma de 500 pessoas. Isto significa que diferentes tipos de grupos vão poder estar juntos", disse Rohan Silva, que não quer "eventos monoculturais".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados