Arquitectura

Wallpaper elege Porto como candidata ao prémio Melhor Cidade 2012

Wallpaper elege Porto como candidata ao prémio Melhor Cidade 2012

 

Lusa/AO online   Nacional   20 de Dez de 2011, 17:58

O Porto é candidato ao prémio de Melhor Cidade 2012 nos Design Awards da Wallpaper, prémio que vai disputar com Londres, Berlim, Cidade do México e a chinesa Guangzhou.
A “vida cultural da baixa” portuense “revitalizada por uma comunidade artística e estudantil activa” e “as casas de granito que se amontoam no terreno acidentado” são alguns dos motivos apontados pela conceituada revista internacional.

A Wallpaper destaca ainda a arquitectura com forte influência de consagrados portuenses, bem como a aposta gastronómica através de um conjunto de novos restaurantes.

“A paisagem foi sendo dotada de arquitectura moderna atractiva de gente como Álvaro Siza Vieira (o arquitecto vivo mais conhecido em Portugal), Eduardo Souto de Moura (vencedor do Prémio Pritzker de Arquitectura em 2011) e Agostinho Ricca”, explica a revista inglesa.

E acrescenta: “E a cena gastronómica foi bombardeada por restaurantes belissimamente desenhados com visões magníficas do oceano e da cidade”.

Nesta espécie de “Óscares” da arquitectura, que serão atribuídos em Fevereiro de 2012, a Wallpaper destaca ainda o teleférico de Vila Nova de Gaia e o Museu do Côa (em Foz Côa) como exemplos de “nova arquitectura”.

O Porto Património da Humanidade pela UNESCO já tinha sido destacado este ano pela revista Lonely Planet, a “bíblia” dos viajantes internacionais, que indicou a cidade como o quarto destino favorito mundial para 2012, elogiando a sua beleza e competitividade dos preços, além do vinho do Porto.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.