Açoriano Oriental
Vulcão Sangiang entra em erupção no sudeste da Indonésia
O vulcão Sangiang, no sudeste da Indonésia, entrou hoje em erupção e lançou uma coluna de cinza de até três quilómetros de altura, informou o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Ameaças Geológicas, que não tem informação de vítimas.

Autor: Lusa/AO online

O diretor do centro, Hendrasto, declarou que a erupção ocorreu depois de um sismo de 5,4 graus de magnitude na escala de Richter na região, segundo a emissora de rádio El Shinta.

O especialista indicou que provavelmente será elevado o grau de alerta na ilha de Sangiang, onde se encontra o vulcão com o mesmo nome, que tem duas crateras, uma de 1.949 metros e outra de 1.795.

A região estava em alerta desde junho do ano passado, quando se registou um aumento da atividade do vulcão Nusa Tenggara que preside à ilha do mesmo nome, com uma superfície de 215 quilómetros quadrados e pertencente ao arquipélago das ilhas Sunda menores.

A Indonésia está assente sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, e tem mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão classificados como perigosos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados