Açoriano Oriental
Votação demonstra que Guterres é "candidato particularmente habilitado"
O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje que o resultado obtido por António Guterres na segunda votação na ONU sobre os candidatos a secretário-geral demonstra que é um

Autor: LUSA/AO online

"O resultado pelo engenheiro António Guterres na segunda votação indiciativa que se desenrolou hoje é muitíssimo positivo, é extremamente positivo, e mostra mais uma vez que o engenheiro Guterres é um candidato particularmente habilitado para o exercício das funções de secretário-geral das Nações Unidas e que esse é um facto que merece um reconhecimento geral como mostra mais uma vez o resultado de hoje”, referiu Augusto Santos Silva em declarações à Lusa.

De acordo com fonte diplomática, António Guterres garantiu na votação de hoje 11 votos “encoraja”, dois “desencoraja” e dois “sem opinião”.

Na primeira ronda informal, em 21 de julho em Nova Iorque, o ex-primeiro-ministro português recebeu 12 votos de encorajamento e três “sem opinião” e não teve nenhum voto contra a sua candidatura à liderança da ONU.

Apesar de sublinhar que os resultados são reservados, tendo sido transmitidos pelo presidente do Conselho de Segurança ao embaixador de Portugal nas Nações Unidas, o chefe da diplomacia sublinhou que confirmam “o reconhecimento geral do elevado perfil do engenheiro Guterres e da sua condição de que é um candidato particularmente habilitado para o exercício das funções de secretário-geral das Nações Unidas nestas circunstâncias que são tão desafiadoras”.

Após saudar as restantes candidaturas, o ministro dos Negócios Estrangeiros enfatizou as características deste processo “longo e reservado, que decorre no âmbito do Conselho de Segurança, longe de ter terminado, e levará o tempo que os membros do Conselho de Segurança entenderem necessário para poderem avançar com uma recomendação de nome à Assembleia-geral das Nações Unidas”.

A organização espera ter encontrado durante o outono o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final deste ano.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados