Açoriano Oriental
Inquérito Banif
Vítor Constâncio respondeu à comissão de inquérito sobre o Banif
Os deputados da comissão parlamentar de inquérito do Banif receberam na segunda-feira a resposta de Vítor Constâncio, atual vice-presidente do Banco Central Europeu, sobre o Banif, noticia hoje o jornal i.
Vítor Constâncio respondeu à comissão de inquérito sobre o Banif

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o jornal, “o agora vice-presidente do Banco Central Europeu descarta responsabilidades na supervisão do banco e assegura que enquanto foi governador do Banco de Portugal não tinha informação que pudesse indicar que o Banif estava à beira de precisar da ajuda financeira que viria a receber em 2012.

A resposta aos deputados, por escrito, consta de uma carta de oito páginas, segundo o diário.

“Constâncio explica que não recebeu qualquer indicação sobre problemas na situação financeira do Banif enquanto foi governador do Banco de Portugal, cargo que exerceu até 2010”, escreve o jornal.

A notícia refere também que, na resposta por escrito aos deputados da comissão parlamentar de inquérito, Vítor Constâncio, “diz que não teve qualquer informação” do administrador do Banco de Portugal – com o pelouro da supervisão – que indicasse os problemas de solvabilidade que haveriam de ser detetados dois anos depois, altura em que o Estado se viu forçado a injetar 110 milhões de euros.

No passado mês de abril, Vítor Constâncio recusou-se a responder aos deputados justificando que a instituição onde se encontra atualmente (BCE) “não presta contas” a parlamentos nacionais, apenas ao “Parlamento Europeu”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados