Açoriano Oriental
Visitas e concertos hoje fora de horas em palácios e museus do país
Visitas guiadas, concertos, leituras, ateliers para crianças e animações históricas são algumas das propostas de museus e palácios para hoje, na Noite dos Museus, com entradas gratuitas a partir das 18:00.
 Visitas e concertos hoje fora de horas em palácios e museus do país

Autor: Lusa/AO Online

Originalmente criada na França, em 2005, a Noite dos Museus passou a ser também anualmente celebrada em Portugal, onde a iniciativa tem vindo a receber a adesão de cada vez mais museus e palácios tutelados pelo Instituto dos Museu e da Conservação (IMC).

Em Lisboa, especialmente para o público infantil, o Museu dos Coches vai organizar - no Salão Nobre, na Sala Lateral e no átrio - visitas a sete peças que envolvem histórias com algumas curiosidades, como as carruagens usadas em casamentos reais.

No Palácio Nacional de Queluz, a Noite dos Museus começa mais cedo, pelas 15:00, com visitas guiadas aos jardins e animações históricas, seguindo-se, às 18:00, passeios orientados por percursos criados para os visitantes.

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, vai começar a programação da Noite dos Museus às 19:30, com um jantar de inspiração histórica, cujo menu tem por base algumas das peças do museu.

O jantar é pago, mas as visitas guiadas são gratuitas e o público poderá escolher as explicações sobre marfins afro-portugueses, os Painéis de São Vicente, os biombos namban ou a Custódia de Belém, peça de ourivesaria do período manuelino, entre outras obras do museu.

Aos jardins do MNAA, vai regressar a iniciativa "Discos Pedidos", que dá a possibilidade dos visitantes escolherem a música que querem ouvir ou dançar.

O Museu do Chiado irá também realizar visitas guiadas à exposição "Um Percurso, Dois Sentidos", abordando vários aspetos das obras em exibição, desde as "Paisagens Construídas", "A arte como ostentação", e "A Harmonia Social via Erotismo".

As actividades para o público nos espaços museológicos do IMC e da Rede Portuguesa de Museus (RPM) dispersos por todo o país deverão ter início ao fim da tarde de sábado e vão prolongar-se até cerca da meia-noite.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados