Açoriano Oriental
Vinte e seis regiões com risco "Muito Elevado" de exposição à radiação ultravioleta
Vinte e seis regiões do país apresentam hoje risco "Muito Elevado" de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Autor: Lusa/AO Online

 

Apenas o Porto apresenta um índice ‘Elevado’ de exposição à radiação UV. Viana do Castelo está com risco ‘Moderado’ para o dia de hoje.

As regiões do Funchal, Porto Santo, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Penhas Douradas, Vila Real, Funchal, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Porto Santo, Angra do Heroísmo, Santa Cruz das Flores, Horta e Ponta Delgada estão hoje com risco ‘Muito Elevado’, segundo o Instituto.

Para as regiões com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao meio da manhã, persistindo até ao início da tarde a norte do Cabo Carvoeiro.

Nas regiões do interior Norte e Centro, o IPMA prevê um aumento temporário de nebulosidade durante a tarde.

O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial durante a tarde.

É ainda esperada uma pequena descida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

Na Madeira está previsto céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira, e o vento a soprar fraco a moderado predominando de nordeste.

Já nos Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, aguaceiros fracos na madrugada e períodos de chuva fraca para a noite.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 27 graus Celsius, no Porto entre 14 e 20, em Braga entre 13 e 26, em Viana do Castelo entre 13 e 20, em Vila Real entre 14 e 28, em Viseu entre 13 e 27, na Guarda entre 17 e 27, em Bragança entre 15 e 32, em Coimbra entre 13 e 25, Castelo Branco entre 15 e 32, em Santarém entre 14 e 29, em Évora entre 14 e 33, Beja entre 15 e 33, em Faro entre 21 e 31, no Funchal entre 20 e 26, em Ponta Delgada na Horta entre 22 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 26.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados