Açoriano Oriental
Vinte e quatro regiões do país com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta
Vinte e quatro regiões de Portugal apresentam hoje risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o IPMA, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Setúbal e Sines apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viseu, Vila Real, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) apresentam risco alto, enquanto Braga, Viana do Castelo e Santa Cruz das Flores (Açores) estão com níveis moderados de exposição à radiação UV.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11, Extremo.

O IPMA prevê para hoje na região norte céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral, com ocorrência de períodos de chuva, em geral fraca e em especial durante a tarde, vento em geral fraco predominando de sudoeste, soprando moderado no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde, pequena subida da temperatura mínima e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Nas regiões do centro e sul, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao final da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e de sudoeste na costa sul do Algarve, em especial durante a tarde.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 17 e os 29 graus Celsius, no Porto entre 16 e 22, em Bragança entre 13 e 28, em Viseu entre 12 e 25, na Guarda entre 12 e 25, em Castelo Branco entre 16 e 31, em Portalegre entre 16 e 29, em Coimbra entre 14 e 27, em Santarém entre 16 e 30, em Évora e Beja entre 15 e 32 e em Faro entre 20 e 27.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados