Açoriano Oriental
Viana do Castelo apela ao Governo para repor apoios ao rali de Portugal
O presidente da Câmara de Viana do Castelo apelou ao Ministério da Economia para repor os apoios à realização do rali de Portugal, que ficou sem suporte financeiro do Estado em 2014.
Viana do Castelo apela ao Governo para repor apoios ao rali de Portugal

Autor: Lusa/AO Online

 

Em comunicado, o socialista José Maria Costa, adiantou ter pedido "a reposição dos apoios do Estado para a realização do rali de Portugal em 2016, ou seja, que sejam novamente atribuídos os apoios que existiam quando se realizava no Algarve".

O autarca justificou a restituição dos apoios do Instituto de Turismo por se tratar "de um grande evento desportivo que, para além da visibilidade internacional, traz retornos para a economia e turismo regionais e nacionais".

Em julho de 2014, o Ministério da Economia anunciou que o Turismo de Portugal não iria apoiar financeiramente a edição de 2015 do rali de Portugal nem a prova de WTCC, a realizar-se no Porto, e justificou que tal decisão se devia a uma nova estratégia de promoção do país.

A decisão foi alvo de muitas críticas, especialmente por ter coincidido com o regresso da prova ao Norte do país, e motivou um acordo de parceria entre os municípios envolvidos, o organizador Automóvel Clube de Portugal (ACP), e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que acabou atribuir um milhão de fundos comunitários para financiar a prova que, segundo a organização, teve um custo total superior a três milhões de euros.

Segundo o autarca da capital do Alto Minho o regresso do rali no norte do país, depois de dez anos fixado no Algarve, "foi suportado pelos 13 municípios por onde a prova passou, obrigando autarquias, Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP),e CCDR-N a efetuar uma despesa de cerca de um milhão de euros para custear a prova".

Àquele montante acresceram "despesas municipais para as questões logísticas, de segurança e de beneficiação de troços florestais".

"Tudo porque, aquando da transferência do rali do Algarve para o norte do País, o anterior governo, através do Turismo de Portugal retirou, de forma unilateral, os apoios para a realização deste grande evento internacional, obrigando as autarquias do norte a comparticiparem este evento", afirmou.

"No norte foi necessária a afetação de recursos regionais de fundos comunitários para realizar um evento de âmbito nacional", frisou José Maria Costa.

Segundo um estudo da Universidade do Algarve, apresentado em novembro passado, a edição 2015 do rali de Portugal gerou um impacto económico recorde de 127,4 milhões de euros de retorno para uma despesa direta de 65 milhões de euros.

O trabalho apresentado por Fernando Perna e levado a cabo pelo Centro Internacional de Investigação do Território e Turismo daquela universidade em parceria com a Universidade do Minho desenvolveu-se ao longo de nove meses, nele participando 11 elementos, e abrangeu sete locais onde, entre os dias 21 e 24 de maio de 2015, passou o rali, num total de 1.163 entrevistas.

O estudo apresentou ainda nas conclusões uma "receita fiscal bruta de 24,3 milhões de euros" para o Estado português.

Com 13 municípios a suportar os encargos da organização, que ascendeu aos três milhões de euros, o retorno "oscila entre os 358 mil e os 5,54 milhões de euros", estimando que "45 por cento da despesa direta teve origem não nacional", gerando um "fluxo turístico de exportações no valor imediato de 30,3 milhões de euros".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados