Açoriano Oriental
Cinema
"Vértigo" de Hitchcok melhor filme de sempre
"Vértigo" de Alfred Hitchcock foi designado "melhor filme de todos os tempos" superando "Citizen Kane" de Orson Welles, segundo a sondagem da revista "Sight and Sound" do Festival de Cinema Britânico (BFI).
"Vértigo" de Hitchcok melhor filme de sempre

Autor: Lusa/AO online

A publicação especializada realiza sondagens do género há mais de dez anos e, até agora, o filme de Orson Welles, “Citizen Kane” ocupou sempre o primeiro lugar da lista dos 50 melhores filmes das últimas cinco décadas.

Na lista, os cinéfilos elegeram “Vértigo”, o filme do realizador britânico de 1958 em que atuam James Stewart e Kim Novak, como melhor filme do ano superando “Citizen Kane” por 34 votos e não incluíram nenhum filme rodado nos últimos dez anos.

Os especialistas, num total de 846 distribuidores, críticos, académicos e escritores valorizaram, segundo as regras da votação, os filmes em função da história cinematográfica, sentido estético, e impacto dos filmes a nível pessoal.

Entre os dez primeiros filmes registaram-se nove entradas novas, entre os quais os filmes “Man with a movie camera” de Dziga Vertov, de 1929, a “Paixão de Joana D’Árc”, de Carl Dreyer, de 1927, e “2001, Odisseia no Espaço” de Stanley Kubrick, realizado em 1968.

De acordo com Nick James, diretor da revista, os resultados da classificação refletem as mudanças verificadas no estilo e cultura da crítica cinematográfica nos últimos anos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados