Açoriano Oriental
Venezuela descobre novas jazidas com 185 milhões de barris de petróleo
A empresa petrolífera estatal da Venezuela (PDVSA) anunciou hoje a descoberta de novas jazidas com 185 milhões de barris de petróleo em três regiões distintas do território venezuelano.
Venezuela descobre novas jazidas com 185 milhões de barris de petróleo

Autor: Lusa/AO Online

A PDVSA indicou num comunicado que graças ao “plano de perfuração exploratória eficaz”, desde o final de 2013, foram localizados 185 milhões de barris de petróleo e 1,1 biliões de metros cúbicos de gás.

A Venezuela é o país com as maiores reservas certificadas de petróleo, com quase 297.500 milhões de barris, principalmente na Faixa do Orinoco (centro-oeste), o que representa cerca de 25% do petróleo do planeta.

As três últimas descobertas, todas em terra firme, somam 100 milhões de barris numa zona entre os estados de Zulia e Falcón (noroeste), 75 milhões em Anzoátegui (noroeste) e 10 milhões entre os estados de Barinas e Apure (oeste), precisou a PDVSA.

A empresa estatal venezuelana produz sozinha ou com outras empresas cerca de três milhões de barris diários, dos quais exporta diariamente cerca de 2,5 milhões de barris, principalmente para os Estados Unidos e a China.

O Governo venezuelano decidiu, em 2007, criar empresas mistas entre a PDVSA e diversas companhias energéticas internacionais que já operavam no seu território, com a estatal sempre como sócia maioritária, o que não foi aceite pelas norte-americanas Exxon e ConocoPhillips, que interpuseram processos internacionais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados