Açoriano Oriental
Velejador francês quer estabelecer o maior número de milhas percorridas em 24 horas
O velejador francês Yves Le Blevec vai tentar estabelecer, na quarta-feira, o maior número de milhas marítimas percorridas em apenas 24 horas, com saída do porto da Horta, nos Açores.
Velejador francês quer estabelecer o maior número de milhas percorridas em 24 horas

Autor: Lusa/AO online

O projeto foi hoje divulgado à comunicação social na Marina da Horta, pela tripulação do "Actual", um trimaran destinado a provas de competição oceânica, que tem a particularidade de atingir uma "velocidade superior à do vento".

"É um milagre", ironizou Yves Le Blevec, em declarações aos jornalistas, durante a apresentação da sua aventura, adiantando que, com um vento favorável de 18 nós, por exemplo, o iate consegue atingir 25 nós de velocidade.

A intenção deste velejador francês é ligar a cidade da Horta, nos Açores, à cidade francesa de Lorient, em apenas três dias, o que obrigaria a percorrer cerca de 500 milhas em apenas 24 horas, dependendo das condições de vento.

"Temos estado a aguardar a melhoria das condições climatéricas para iniciar a prova", explicou Yves Le Blevec, admitindo, porém, que irá partir na quarta-feira mesmo sabendo que não estão reunidas as "condições ideais".

Neste caso concreto, a "melhoria das condições climatéricas" a que o velejador francês se refere, não significa, necessariamente, bom tempo, mas o oposto, ou seja, o agravamento das condições atmosféricas, em especial da intensidade do vento.

A escolha da Horta para o início da prova está relacionada, segundo explicou Yves Le Blevec, não apenas com a posição estratégica dos Açores no oceânico Atlântico, como também pelo acolhimento que os velejadores habitualmente têm na ilha do Faial, onde já tinha estado anteriormente.

No seu entender, a rota entre França e Açores podia mesmo servir de palco a novas regatas oceânicas, destinadas a embarcações multicasco, que seriam utilizadas como provas de treino para as grandes competições internacionais.

O trimaram Actual, uma embarcação com 15,24 metros de comprimento, está inscrito na classe Multi50, considerada a classe rainha dos multicascos oceânicos, pesa 4.200 kg e tem uma superfície de vela de 270 m2.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados