Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro toma hoje posse como Conselheiro de Estado
O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, toma esta sexta-feira posse, no Palácio de Belém, em Lisboa, como Conselheiro de Estado, antes da sua primeira audiência institucional com o Presidente da República.
Vasco Cordeiro toma hoje posse como Conselheiro de Estado

Autor: Lusa/AO online

Fonte da Presidência do Governo Regional adiantou que, além do encontro com Cavaco Silva, Vasco Cordeiro terá também reuniões,  à tarde, com a presidente da Assembleia da República e com o primeiro-ministro.

O futuro da Base das Lajes, na ilha Terceira, e a revisão da Lei de Finanças Regionais (LFR) serão dois dos temas que o chefe do executivo açoriano irá abordar nas três audiências agendadas.

Vasco Cordeiro substitui Carlos César no Conselho de Estado, um órgão consultivo do Presidente da República, onde têm assento 19 membros, entre os quais antigos chefes de Estado e os presidentes dos Governo Regionais dos Açores e da Madeira.

Vasco Cordeiro tomou posse como presidente do XI Governo Regional no início de novembro, depois do PS/Açores ter ganho, com maioria absolutas, as eleições regionais de 14 de outubro.

No discurso de tomada de posse no parlamento açoriano, Vasco Cordeiro defendeu a importância do relacionamento com a República, alertando que existem limites que “não podem ser ultrapassados” para que essa relação seja “saudável”.

O novo presidente do executivo regional salientou, também, que a “necessidade de trabalhar, articular e concertar com a República” envolve a procura de soluções para “questões que, sendo da responsabilidade do Estado, estão a ser crescentemente descuradas e esquecidas”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados