Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro quer continuar a construir "coligação de amigos dos Açores" no Congresso dos EUA
O presidente do Governo açoriano acredita ser possível continuar a construir "uma coligação de amigos dos Açores" ao nível do Congresso dos Estados Unidos da América, com vista à manutenção da presença militar norte-americana na Base das Lajes.
Vasco Cordeiro quer continuar a construir "coligação de amigos dos Açores" no Congresso dos EUA

Autor: Lusa/AO Online

Vasco Cordeiro participa na quinta-feira, em Lisboa, num jantar oferecido pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que terá como convidado principal o presidente da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, John Boehner.

“Espero que se continue com essa atenção e seja possível continuar a construir essa coligação de amigos dos Açores, desde logo, ao nível do Congresso dos EUA", que "tem dedicado uma atenção especial" ao arquipélago "no âmbito da relação diplomática entre Portugal e os EUA", afirmou Vasco Cordeiro, num curto comentário, a pedido dos jornalistas, ao convite de Rui Machete.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América vai votar uma iniciativa chamada 'Africa Counter Terrorism Initiative Act' que tem o objetivo de deslocar o comando do AFRICOM da Alemanha para o território continental dos EUA e transformar as Lajes na sua única base avançada.

Vasco Cordeiro já considerou que esta proposta de congressistas dos EUA para que as Lajes integrem o AFRICOM é um reconhecimento do valor geoestratégico da base portuguesa, na ilha Terceira.

Entretanto, também hoje, foi tornado público que Vasco Cordeiro convidou a Comissão Permanente de Política Geral da Assembleia Legislativa dos Açores, através de uma carta dirigida à presidente do parlamento, para uma reunião com o objetivo de informar os deputados sobre a situação relativamente ao processo de reestruturação da presença militar norte-americana nas Lajes.

“Tal justifica-se, não apenas pela longa e importante relação histórica e diplomática entre Portugal e os Estados Unidos da América, também assente na relevância da posição geoestratégica dos Açores, mas, particularmente, pela importância económica e social que a presença do contingente militar americano na Base das Lajes tem tido, ao longo destas seis décadas, na ilha Terceira e na Região”, refere a carta dirigida a Ana Luís, citada pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados