Açoriano Oriental
Eleições
Vasco Cordeiro quer aposta contínua na qualidade do produto turístico
O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, defendeu hoje uma "aposta contínua e reforçada" da qualidade do produto turístico, inclusive dos serviços e de todas as atividades relacionados com este setor.
Vasco Cordeiro quer aposta contínua na qualidade do produto turístico

Autor: Lusa/AO online

 

Vasco Cordeiro falava em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, após visitar a empresa de animação turística Picos de Aventura, onde abordou a estratégia futura para o setor do turismo, destacando, além da "qualificação do destino", a sustentabilidade.

"Esse é, aliás, um dos aspetos absolutamente fundamentais", considerou o cabeça de lista por este círculo às eleições legislativas regionais de domingo, apontando a sustentabilidade económica, social e ambiental.

Segundo Vasco Cordeiro, recandidato à presidência do Governo Regional, ao investir-se na diminuição da sazonalidade do setor pode contribuir-se também para a redução da precariedade laboral na atividade turística.

Quanto à sustentabilidade ambiental, o cabeça de lista apontou a possibilidade de, "nas mais variadas áreas e locais", se poderem definir "capacidades de carga".

Outra componente passa pela "eficácia da promoção" do destino Açores, associando-a mais ao Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, e das acessibilidades aéreas e marítimas, "fundamentais para ter sustentabilidade e crescimento do setor", acrescentou Vasco Cordeiro.

A empresa Picos de Aventura é uma das entidades que integram o grupo promotor do "Azores Aquarium", um investimento projetado para a baía desta cidade e que tem gerado contestação.

"Sobre essa matéria já me pronunciei em termos públicos", disse Vasco Cordeiro, que, em declarações à RTP/Açores, considerou que este projeto era uma boa oportunidade para a realização de um referendo e, no caso de tal suceder, votaria sim.

Quanto à parte de o país só agora estar a despertar para as eleições regionais dos Açores, Vasco Cordeiro recusou-se a comentar.

Hoje, o presidente do PS/Açores visitou ainda a empresa agroindustrial Salsiçor, no concelho de Ponta Delgada, e o Nonagon -- Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa, onde estão instaladas 21 empresas, 77% das quais da área das tecnologias de informação e comunicação aplicadas.

"Quer em setores mais tradicionais da nossa economia, caso da agricultura, quer em setores de vanguarda, como o destas empresas ligadas às novas tecnologias, há um potencial imenso do ponto de vista da criação de emprego e da criação de riqueza", adiantou.

O candidato exemplificou com uma das propostas no programa eleitoral socialista que passa pela criação de um "programa específico dirigido à agroindústria para reforçar a sua capacidade de penetração em mercados externos".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados