Vasco Cordeiro eleito Presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa

Vasco Cordeiro eleito Presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa

 

Susete Rodrigues/Gacs   Regional   25 de Set de 2014, 15:29

O Presidente do Governo dos Açores foi eleito esta quinta-feira Presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 150 regiões de 28 Estados Europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos europeus.

De acordo com nota do Gacs, a eleição de Vasco Cordeiro para o mandato de 2014-2016 decorreu, por voto secreto, no Bureau da CRPM – órgão de direção política que reúne um representante por Estado - no âmbito da 42.ª Assembleia Geral da CRPM, que está a decorrer na cidade sueca de Umea. Entre os 26 votantes, representando outros tantos Estados, Vasco Cordeiro recebeu 16 votos a favor.

Refira-se que a CRPM tem por missão a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão económica, social e territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima da Europa.

A nota refere ainda que o procedimento que culminou hoje com a escolha de Vasco Cordeiro para liderar este organismo de cooperação inter-regional foi lançado, formalmente, a 27 de maio de 2014 e contava também com a candidatura de Drew Hendry, líder do Highland Council, na Escócia.

Ao longo deste tempo, num esforço conduzido pelo Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, foi possível construir uma rede de contactos e alianças com outras regiões e países que culminaram com a vitória do Presidente do Governo dos Açores.

Vasco Cordeiro, que será coadjuvado por um Primeiro Vice-Presidente e cinco Vice-Presidentes, terá, entre outras funções, a responsabilidade de representar a CRPM externamente, nomeadamente junto de instituições europeias, como a Comissão e o Parlamento, convocar e presidir aos trabalhos da Assembleia Geral, assim como do Bureau Político desta organização.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.