Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro destaca potencial turístico do Pico
O candidato socialista à presidência do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, destacou esta segunda-feira as potencialidades da ilha do Pico na área do turismo, mas foi confrontado pelos empresários do setor com os problemas existentes nas ligações aéreas.
Vasco Cordeiro destaca potencial turístico do Pico

Autor: Lusa

"O Pico interpreta, de forma significativa, o que os Açores têm para oferecer", afirmou Vasco Cordeiro, num encontro com empresários do setor, que decorreu numa das 12 casas das ‘Adegas do Pico', de turismo em espaço rural, que considerou ser o "tipo de hotelaria que bate certo com o que se promove" nos Açores.

Para os empresários, que têm uma forte percentagem de hóspedes estrangeiros, o problema são as ligações aéreas, considerando essencial que sejam garantidas ligações do Pico com "os voos que trazem turistas da Europa e dos Estados Unidos da América".

Um dos empresários considerou que "o modelo atual está ultrapassado", salientando não perceber por que razão a vizinha ilha do Faial tem ligações diárias a Lisboa e o Pico apenas uma, que se realiza ao sábado, a cargo da TAP.

Para este empresário, "o voo para o Pico ao sábado não serve para nada em termos turísticos", acrescentando que, por esse facto, até omite a sua existência no contacto com os turistas.

"Além de que este voo é mais caro do que a ligação entre o Faial e Lisboa", acrescentou outro empresário presente no encontro com o candidato socialista.

"No imaginário das pessoas que tratam deste assunto, o centro ainda é o Faial, mas isso tem de ser repensado", frisou um empresário, salientando que "o modelo atual exclui totalmente a rota do turismo do aeroporto do Pico e mantém no Faial", o que já não reflete a realidade, uma vez que "o Pico gera mais visitas do que o Faial".

Vasco Cordeiro recordou que a proposta de revisão das obrigações de serviço público no transporte aéreo entre os Açores e o continente prevê a realização de mais um voo semanal entre o Pico e Lisboa, defendendo que isso "dará mais oportunidades de articular as entradas e saídas" dos turistas.

O candidato socialista salientou que, depois dos investimentos feitos no Aeroporto do Pico, "estão a ser criadas condições para servir melhor os residentes e aproveitar mais o potencial turístico da ilha".

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro admitiu a necessidade de "sensibilizar" a TAP para melhorar o serviço para o Pico, mas frisou que, além da componente turística, é também preciso ter em atenção os interesses dos residentes da ilha.

Quanto à necessidade de uma melhor articulação entre os voos da SATA Air Açores, que assegura as ligações entre as ilhas, e a SATA Internacional, que faz as ligações com o exterior do arquipélago, Vasco Cordeiro considerou que "deve ser otimizada".

Para o candidato socialista, "este é um esforço contínuo, que ainda não atingiu os resultados pretendidos, pelo que deve continuar para ser resolvido de forma satisfatória".

Segundo Vasco Cordeiro, no que se refere ao problema das acessibilidades aéreas, é necessário "continuar a trabalhar, porque as coisas não estão todas resolvidas".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados