Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro destaca "nova etapa" no relacionamento entre os Açores e Madeira
O presidente do Governo dos Açores disse hoje que a visita do executivo da Madeira ao arquipélago poderá marcar "uma nova etapa" no relacionamento entre as duas regiões autónomas, que têm estado "virado para o exterior".
Vasco Cordeiro destaca "nova etapa" no relacionamento entre os Açores e Madeira

Autor: Lusa/AO Online

“Os objetivos deste convite são, no fundo, o de darmos uma maior visibilidade a uma relação que, fundamentalmente, tem estado virada para o exterior e entendendo nós que há vantagens mútuas em virarmos esse relacionamento também para o interior”, afirmou Vasco Cordeiro, depois de uma audiência com o seu homólogo da Madeira, Miguel Albuquerque, na sede da presidência do executivo açoriano, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Vasco Cordeiro apontou a necessidade de virar “esse relacionamento para as duas regiões autónomas num conjunto vastíssimo de matérias que, ao longo destes dias, serão trabalhadas e que, por essa via, poderão marcar também uma nova etapa, um impulso renovado no desenvolvimento das relações” entre as duas regiões.

O governante, que se fez acompanhar pelo seu executivo, disse esperar que ao longo dos dias trabalho haja a oportunidade de aprofundar diversas matérias e de “construir um novo patamar a partir do qual se estreitem as relações”.

“Não tenho a mínima dúvida sobre a vontade e sobre as condições para darmos uma natureza mais efetiva, mais notória, mais visível a esse relacionamento”, acrescentou.

Já o presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, realçou a importância da iniciativa para retomar “o encontro entre as duas regiões e o encontro entre os dois governos”.

“Todos nós sabemos que as nossas regiões autónomas, pelas próprias circunstâncias intrínsecas da ultraperiferia, têm problemas comuns. Temos todos que nos empenhar na resolução dos mesmos e temos também uma história comum de fraternidade e amizade entre os nossos povos”, adiantou Miguel Albuquerque, que se faz acompanhar de vários elementos do seu executivo nesta deslocação.

Os governos regionais dos Açores e da Madeira iniciaram hoje um encontro que inclui a passagem por mais três ilhas e culmina com a assinatura de protocolos de cooperação e de uma declaração conjunta.

Esta visita surge na sequência de um convite do presidente do Governo dos Açores ao seu homólogo da Madeira, formulado em agosto de 2015, no qual considerou que será “mais um passo, e passo significativo, para um melhor conhecimento mútuo dos desafios" em que as duas regiões autónomas do país estão envolvidas a nível regional, nacional e internacional.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados