Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro destaca encontro "positivo" com congressistas norte-americanos
O presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que o encontro com a delegação de congressistas norte-americanos permitiu "reforçar o trabalho de sensibilização da importância" que a Base das Lajes, na Terceira, tem na relação entre Portugal e EUA.
Vasco Cordeiro destaca encontro "positivo" com congressistas norte-americanos

Autor: Lusa/AO online

Vasco Cordeiro falava, em declarações aos jornalistas, à chegada a Ponta Delgada, depois de ter participado quinta-feira, em Lisboa, num jantar oferecido pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, ao presidente da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos da América, John Boehner.

O presidente do Governo Regional fez um balanço "positivo" do encontro de trabalho, justificando que a reunião "permitiu, por um lado, reforçar o trabalho que tem sido feito de sensibilização da importância que a Base das Lajes", na Terceira, "tem no contexto da relação diplomática entre Portugal e os EUA" e "confirmar que existe um conjunto de congressistas, entre os quais Devin Nunes e Jim Costa, que têm uma especial ligação aos Açores, que compreendem perfeitamente esta ligação e que têm trabalhado para fortalecê-la e preservá-la".

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América vai votar uma iniciativa chamada 'Africa Counter Terrorism Initiative Act' que tem o objetivo de deslocar o comando do AFRICOM da Alemanha para o território continental dos EUA e transformar as Lajes na sua única base avançada.

No caso específico da proposta de congressistas dos EUA para que as Lajes integrem o comando norte-americano para África (AFRICOM), Vasco Cordeiro reiterou que se trata de uma proposta que é um reconhecimento do valor geoestratégico da base e lembrou que a iniciativa “está ainda no âmbito do congresso”, mas “é um assunto” que o Governo dos Açores “acompanha”.

“Temos, naturalmente, muita atenção em relação ao que está dito nesta proposta de lei, mas não é este o momento para uma pronúncia formal nem da parte do Governo dos Açores, nem acredito da parte do Governo Português”, referiu, frisando que é preciso “continuar a trabalhar no sentido de defender e de salvaguardar a Base das Lajes”.

No seu entender, desde "há algum tempo a esta parte há efetivamente uma melhoria muito significativa da coordenação que este assunto deve merecer da parte do Governo dos Açores e do Governo da República."

"Deslocar o AFRICOM para os Estados Unidos vai poupar dezenas de milhões de dólares por ano. E, devido à sua posição geográfica única, as Lajes seriam a base avançada operacional ideal para o comando", explicou o diretor de comunicações do congressista Devin Nunes, que avançou com a proposta, à agência Lusa.

No texto, o congressista de origem açoriana considera "particularmente preocupante" a decisão de destacar tropas para a base Moron, em Espanha, onde a "prontidão e eficiência das tropas é condicionada pela falta de infraestruturas."

A Base das Lajes, pelo contrário, acrescenta o congressista, "levou a cabo melhorias nas suas infraestruturas de mais de 150 milhões de dólares nos últimos 12 anos."

"A localização estratégica das Lajes, as melhorias das infraestruturas, o espaço aéreo sem restrições e as extraordinárias condições de treino para todas as forças fazem dela um ativo fundamental e a base avançada operacional ideal para o AFRICOM", defende Nunes.

Caso a proposta legislativa seja aprovada, a Secretaria de Defesa terá seis meses para elaborar um plano de mudança. A deslocalização terá depois de acontecer seis meses após a conclusão desse plano.

O plano deverá incluir ainda a relocalização da "Special-Purpose Marine Air-Ground Task Force Crisis Response", uma unidade especializada da Marinha norte-americana, da base espanhola de Moron para as Lajes.

Um último ponto da proposta legislativa estabelece-se que, "com efeito pelo menos até ao fim da avaliação quadrienal da defesa em 2018, a Base das Lajes deve manter a sua operação 24 horas por dia, ao mesmo nível de prontidão de 2012 ou acima."

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados