Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro defende "avaliação constante" do turismo nos Açores
O presidente do Governo dos Açores defende uma atitude de "avaliação constante" para manter o crescimento turístico, face ao novo modelo de transporte aéreo, afirmando estar a trabalhar para dotar a região dos meios para o rentabilizar.
Vasco Cordeiro defende "avaliação constante" do turismo nos Açores

Autor: AO/Lusa

 

Vasco Cordeiro, citado hoje pelo gabinete de imprensa do Governo dos Açores, participou no sábado na sessão solene comemorativa do dia de São Jorge, promovida pela Câmara Municipal das Velas, e considerou ser preciso estar consciente de que os valores do crescimento "não se manterão se não existir uma perspetiva de avaliação constante, de esforço e de melhoria permanente dos mais variados domínios deste setor".

No caso específico da ilha de São Jorge, registou-se um crescimento superior a dez por cento nos primeiros dois meses de 2016, relativamente ao mesmo período de 2015, ao nível das dormidas, e de cerca de 20 por cento em termos dos proveitos totais.

"Este é mais um indicador consistente do mérito e do acerto da opção por um novo modelo de acessibilidades aéreas à região, o qual, apesar de não dispensar uma monitorização constante e eventuais afinações, está a produzir resultados nas várias ilhas", disse o líder do Governo Regional.

Vasco Cordeiro adiantou que o seu executivo tem vindo a rentabilizar cada vez mais o setor através de iniciativas como o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, recentemente apresentado, no qual a ilha de São Jorge se assume como uma pedra angular ao nível do desenvolvimento do turismo de natureza ativa.

O governante declarou que a estratégia para a ilha de São Jorge foi, recentemente, reforçada com a mais-valia resultante da classificação por parte da UNESCO das fajãs como reserva da biosfera, acrescentando que esta distinção deve ser encarada pelas entidades públicas e privadas como mais uma ferramenta importante, valiosa e útil para a criação de emprego, promoção do desenvolvimento e criação de riqueza.

"O mesmo se pode dizer dos investimentos públicos em infraestruturas", afirmou Vasco Cordeiro, ao salientar que, até ao final do primeiro semestre deste ano, estarão a decorrer, ou em fase do processo de escolha das empresas que as vão realizar, obras que totalizam cerca de 60 milhões de euros de investimento público em São Jorge.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados