Açoriano Oriental
Várias manifestações entre sábado e segunda-feira em várias cidades do país
Várias manifestações e concentração contra as medidas de austeridade do Governo estão previstas para sábado, domingo e segunda-feira, em várias cidades do país.
Várias manifestações entre sábado e segunda-feira em várias cidades do país

Autor: Lusa/AO Online

O maior número de protestos acontece no sábado, sendo a manifestação cultural em cerca de 20 cidades portugueses a que deve reunir o maior número de pessoas.

Segundo a rede social Facebook, mais de uma dezena de milhar de pessoas já confirmaram a presença para a manifestação cultural, a decorrer na Praça de Espanha, em Lisboa, a partir das 17:00 de sábado, que vai contar com a atuação de mais de trinta artistas e bandas e com a participação de vários agentes do setor, do cinema à dança e ao teatro.

O protesto, que se junta ao apelo "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!", estender-se-á a quase vinte cidades de todo o país, nomeadamente ao Porto, para onde está prevista, por exemplo, a atuação dos Clã, a Aveiro, Coimbra, Faro, Braga e Santarém.

Está ainda previsto, no sábado, um protesto de portugueses junto ao consulado de Portugal em Fortaleza, no Brasil.

A manifestação cultural de sábado vai associar-se ao movimento internacional Global Noise, com recursos a tachos e panelas.

Além da capital, o protesto sonoro também se fará ouvir, em simultâneo, em Braga, Porto, Viseu, Coimbra, Aveiro, Caldas da Rainha, Setúbal, Loulé, Faro ou Portimão, mas também um pouco por todo o mundo. A "hora marcada para fazer barulho" é às 17:00 e às 21:00.

No sábado está igualmente prevista, segundo o Facebook, a manifestação “contra as políticas de austeridade – devolvam-nos a dignidade”, em 24 cidades portugueses. Em Lisboa, os manifestantes vão marchar pela Avenida da Liberdade até ao Marquês de Pombal, juntando-se depois ao protesto da Praça de Espanha.

A marcha da CGTP contra o desemprego termina sábado, em Lisboa, com um desfile entre a Praça da Figueira e a Assembleia da República.

Para domingo, vésperas da apresentação do Orçamento do Estado para 2013, na Assembleia da República, estão marcadas duas vigílias junto ao parlamento. Uma delas é convocada no Facebook pelo movimento “ocupar Lisboa”, que convida para um almoço em São Bento.

A outra é marcada pelos indignados de Lisboa e tem início às 00:00 de domingo, prolongando-se até às 18:00 de segunda-feira.

Os indignados de Lisboa dizem que vão ficar “pacificamente” em São Bento até à concentração “Cerco a São Bento! Este não é o nosso orçamento”, marcada para as 18:00 de segunda-feira.

O Movimento Sem Emprego e a Plataforma 15 de Outubro são alguns dos promotores da concentração para o dia da entrega do Orçamento do Estado.

“Este não é o nosso orçamento pois só trará mais desemprego, desigualdade e miséria. Por isso, no dia da sua entrega, iremos a São Bento dizer que não o queremos! Exigimos que o Governo de Passos Coelho e Paulo Portas se demita!”, escreve a Plataforma 15 de Outubro no apelo à participação da concentração "Cerco a São Bento! Este não é o nosso orçamento".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados