Açoriano Oriental
Várias centenas de motociclistas protestam contra inspeção obrigatória
Várias centenas de motociclistas concentraram-se hoje no Rossio, em Lisboa, para protestar contra a inspeção obrigatória a motos, considerando que estão a ser alvo de interesses económicos dos centros de inspeção.
Várias centenas de motociclistas protestam contra inspeção obrigatória

Autor: Lusa/AO Online

“Segurança sim, inspeção não”, “Não somos negócio” e “Não a esta farsa” são alguns dos cartazes colocados nas motos de diversas cilindradas que hoje compareceram de forma ruidosa no centro de Lisboa.

Fonte policial disse à Agência Lusa que junto à Assembleia da República são esperados cerca de 1000 ‘motards’.

Antonio Manuel Francisco, da comissão de mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), reiterou que esta medida pretende apenas extorquir dinheiro aos motociclistas, alegando que muitas das modificações introduzidas nas motos poderão ser reprovadas na inspeção, apesar de as mesmas darem mais segurança a estes veículos.

Cerca das 17:30, os motociclistas começaram a abandonar o Rossio em direção à Assembleia da República, onde tencionam entregar um manifesto.

Presentes na manifestação estão ‘motards’ de várias zonas próximas de Lisboa, estando à mesma hora a decorrer manifestações em cidades como Porto, Castelo Branco, Faro e Funchal.

A intenção de o Governo alargar a inspeção periódica obrigatório a motos foi anunciada em maio, não pelo executivo mas pelo presidente da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel, Paulo Areal, que adiantou até que a medida entraria em vigor em outubro.

Na altura uma fonte oficial do Ministério do Planeamento disse à Lusa que não existia ainda uma data para a entrada em vigor da iniciativa.

António Manuel Francisco disse à Lusa não entender como é que é uma associação a anunciar aquilo que devia ser o Governo a fazer, e acrescentou: “ninguém sabe como vai ser, se por exemplo os inspetores vão ser obrigados a ter carta de moto ou não”.

Segundo a FMP apenas 0,3 % dos acidentes com motos são provocados por falha mecânica dos veículos e as inspeções vão retirar das estradas todas as motos personalizadas ou minimamente alteradas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados