Açoriano Oriental
Vanessa Fernandes quer voltar a ser olímpica, mas aponta mais para Tóquio2020
Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica de triatlo em Pequim2008, acredita que voltará a competir em Jogos Olímpicos, porém confia ser mais exequível a meta Tóquio2020 do que Rio2016, para os quais tem mínimos na maratona.
Vanessa Fernandes quer voltar a ser olímpica, mas aponta mais para Tóquio2020

Autor: Lusa/AO Online

 

“Acho que não [é viável estar no Rio de Janeiro], Porque felizmente temos grandes atletas a nível europeu e mundial com grandes marcas na maratona, como a Jessica [Augusto], a Dulce [Félix] e a Sara [Moreira]. É completamente impossível meter-me no meio delas”, considera.

Em declarações à agência Lusa, à margem do I encontro da equipa olímpica de Portugal, no Porto, Vanessa descarta a possibilidade de tirar o sono às suas rivais na luta por uma das três vagas, atribuídas aos melhores tempos.

“Nem pense. Acha que algum dia...? Elas têm tempos muito, muito complicados. Só com muitos anos de trabalho consigo chegar perto de um tempo igual ao delas. Acredito que agora não”, insistiu, embora vá experimentar novamente a maratona, em abril, em competição ainda por definir com o seu treinador Paulo Colaço.

Vanessa Fernandes recordou que a participação em 2015 na maratona “surgiu por acaso, não tendo sido programada, trabalhada”, pelo que também ficou surpreendida por ter obtido mínimos numa disciplina “muito dura e que assustava um bocadinho”.

“Sou uma pessoa de objetivos e custa-me muito desistir. É das coisas mais dolorosas que posso fazer. Ainda tenho bastantes anos para trabalhar. Se calhar, o objetivo mais concreto é Tóquio2020, com mais consciência e objetividade. Este ano, estar no encontro da Missão Olímpica do Rio2016 é para sentir o ambiente olímpico”, sublinhou.

Vanessa assume que voltar um dia a competir nos Jogos Olímpicos terá um “sabor muito diferente” dos disputados anteriormente – Atenas2004 e Pequim2008 – e promete trabalhar para “realizar esse novo sonho”.

A equipa olímpica de Portugal - Missão Rio2016 cumpriu hoje o seu I encontro, no Porto, onde estiveram presentes quase meia de atletas, mais treinadores, dirigentes e elementos do Comité Olímpico de Portugal.

Os Jogos Olímpicos de 2016 realizam-se no Rio de Janeiro, no Brasil, de 05 a 21 de agosto.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados