Açoriano Oriental
Triatlo
Vanessa Fernandes está "na melhor forma de sempre"
Vanessa Fernandes vai apresentar-se nos Jogos Olímpicos Pequim2008 na “melhor forma de sempre”, garantiu hoje a equipa técnica nacional de triatlo, que recentemente explorou novos limites na capacidade atlética da pentacampeã europeia.
Vanessa Fernandes está "na melhor forma de sempre"

Autor: Rui Barbosa Batista, Lusa/AO online
    “Ela tem-nos dado mensagens claras de que está com o físico e a mente mais fortes”, disse o Director Técnico Nacional, que elogiou as respostas dadas pela atleta gaiense no último estágio em altitude, realizado em Font Romeu.

    Em França foi realizada uma experiência com “riscos” controlados que visou aferir a reacção de Vanessa Fernandes a exigências físicas mais fortes.

    “Vanessa não tem trabalhado nos limites. Ainda tem uma margem de progressão grande. Aproximamo-nos apenas um pouco mais dos seus limites. Tem dado indicadores que ainda pode fazer melhor”, acrescentou o seleccionador António Jourdan.

    A experiência foi explicada pelos treinadores: “Em termos de rendimento desportivo, assumimos determinados riscos e intensidades de treino que se justificavam para completar o seu nível de formação, já que está a chegar aos 23 anos. Puxamos alguns dos seus recursos perto do limite e as respostas foram excelentes”.

    “Foi o 14º estágio em Font Romeu. Teve bons registos comparando com os anos anteriores. Também Bruno Pais e Duarte Marques estão mais fortes. Estamos empolgados. Ninguém se lesionou, caiu ou adoeceu. Sentem que estão em perfeitas condições para alinhar nos Jogos Olímpicos”, acrescentou António Jourdan.

    Velocidades na corrida e intensidades no ciclismo a níveis ainda por explorar estiveram na base do teste que os técnicos sabiam que os atletas “estavam preparados para responder”.

    “Assumimos riscos, mas não saltámos limites. Se fosse assim, eles estariam cansados, mas não estão. Eles saltaram o seu patamar desportivo”, vincou.

    Jourdan revelou mesmo que, ao contrário do que acontece com muitos atletas, no triatlo os treinadores só mudam o tom de voz, como repreensão, pelo facto de não quererem que os atletas ultrapassem “determinados limites”.

    “Outra coisa importante é reaprender a competir em determinados limites. Saber que, mesmo quando as coisas não estão a correr bem, a prova não acaba naquele momento. Se o motor se sentir mal, outros talvez o venham a sentir também. Se decidir mal naquele momento, pode ser mau”, concluiu.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados