Açoriano Oriental
Valor dos novos contratos de obras públicas caem 69% para 27 ME em janeiro
A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) afirma que o setor da construção celebrou contratos no valor de 27 milhões de euros em janeiro, menos 69% do que no mesmo mês de 2015.
Valor dos novos contratos de obras públicas caem 69% para 27 ME em janeiro

Autor: Lusa/AO online

 

“Os contratos celebrados no mês de janeiro e reportados no Observatório das Obras Públicas, situaram-se em apenas 27 milhões de euros, número que corresponde a um valor sem quaisquer precedentes, desde o início desta série, em 2011”, afirma a AICCOPN em comunicado.

“Desta forma, as quebras agora apuradas são de 75% e 69%, em termos mensais e homólogos, respetivamente”, diz a AICCOPN.

A associação destaca que o anterior mínimo histórico mensal do montante de contratos celebrados referia-se a 79 milhões de euros e foi registado em novembro de 2015.

Desse total de 27 milhões de euros contratualizados em janeiro, 15 milhões dizem respeito a ajustes diretos (menos 52% em termos homólogos) e 11 milhões correspondem a concursos públicos promovidos (menos 78% do que o apurado em janeiro do ano passado).

Por outro lado, o montante total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidas foi de 117 milhões de euros, “valor que corresponde ao melhor registo desde setembro passado”, destaca a associação.

“Face ao mês anterior, trata-se de uma variação de 4,3% e, relativamente ao mês homólogo de 2015, que havia sido um dos piores registos de sempre em matéria de lançamento de concursos, uma variação de 49,9%”, acrescenta.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados