Vacina Prevenar afinal será gratuita para crianças nascidas a partir de 1 de janeiro

Vacina Prevenar afinal será gratuita para crianças nascidas a partir de 1 de janeiro

 

Lusa/AO online   Nacional   7 de Mai de 2015, 15:58

O diretor-geral da Saúde esclareceu que a vacina Prevenar, que previne doenças como a meningite e a pneumonia, vai ser gratuita, a partir de 1 de junho para todas as crianças nascidas a partir de 1 de janeiro de 2015.

 

Hoje, o Ministério da Saúde tinha revelado que a inclusão da vacina Prevenar no Plano Nacional de Vacinação (PNV) só teria aplicação prática nas crianças nascidas a partir de 01 de junho deste ano.

No entanto, o ministro Paulo Macedo corrigiu hoje esta informação no Parlamento, onde decorre um debate sobre o estado da Saúde, afirmando que a gratuitidade da vacina Prevenar abrange todas as crianças nascidas a partir e 01 de janeiro de 2015.

Em declarações à agência Lusa, o diretor-geral da Saúde, Francisco George, esclareceu que está em causa as coortes da população abrangidas pelo PNV e que, neste caso, remete a aplicação da vacina para todos os nascidos após 01 de janeiro deste ano.

Segundo Francisco George, o programa será operacionalizado a partir de 01 de junho, uma data escolhida pelo simbolismo de ser o Dia Mundial da Saúde.

A Prevenar previne doenças provocadas pela bactéria pneumococo, como a pneumonia, meningite, otite e septicemia, entre outras.

Além das crianças, a Prevenar 13 será igualmente gratuita para "os adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco, nomeadamente os portadores do vírus VIH e de certas doenças pulmonares obstrutivas, além do cancro do pulmão".

Para a restante população, nomeadamente os adultos e as crianças nascidas antes de 01 de janeiro deste ano, o Estado vai comparticipar 15% do custo da vacina.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.