Açoriano Oriental
Universidade dos EUA desenvolve licenciatura em português
A universidade de Massachusetts de Lowell, nos Estados Unidos, vai ter uma série de professores convidados portugueses nos próximos três anos para ajudar a construir uma licenciatura em português, anunciou aquela instituição de ensino.
Universidade dos EUA desenvolve licenciatura em português

Autor: Lusa/AO online

O programa começa na primavera de 2015 com Ana Valdez, investigadora do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que está a realizar um pós-doutoramento na Universidade de Yale e já deu aulas em Brown e Columbia.

Valdez vai inaugurar o programa com uma disciplina intitulada "A Primeira Globalização: os Portugueses e a Era dos Descobrimentos".

Segundo a universidade, esta disciplina "vai ilustrar a história de Portugal e o seu papel no primeiro movimento mundial de globalização, com a expansão da península ibérica para África, as América e Ásia, incluindo a chegada dos primeiros europeus ao Japão em 1543".

O programa de português desta universidade vai ainda oferecer três cursos de línguas no segundo semestre e um curso de estudos de cinema lusófono.

Este outono, já começou um programa de escritores residentes na universidade.

A escritora e jornalista Filipa Melo foi a primeira autora escolhida e, no mês passado, realizou uma palestra com o tema "Whitman e Pessoa, Irmãos no Universo".

O novo programa de estudos portugueses é possível graças ao apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e do Centro Saab-Pedroso para os Estudos Portugueses e Culturais.

O Centro Pedroso-Saab para Estudos Portugueses e Culturais, dirigido pelo Professor Frank F. Sousa, foi estabelecido no ano passado e tornado possível graças aos contributos de Luís Pedroso e do casal Mark Saab e Elisia Saab, empresários de origem portuguesa, que doaram cerca de 850 mil dólares (660 mil euros) para o projeto.

O centro de estudo tem parcerias com as universidades de Lisboa e de Braga e permite aos alunos da Universidade de Massachusetts frequentarem aulas de português ou fazerem trabalhos de investigação em parceria com as universidades portuguesas, nomeadamente nas áreas da nanotecnologia e tecnologia amiga do ambiente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados