Açoriano Oriental
Universidade dos Açores vai receber 15,5 ME da República em 2016
O reitor da Universidade dos Açores declarou esta sexta-feira que a dotação orçamental da República para a academia este ano será de 15,5 milhões de euros, valor idêntico à previsão de execução do orçamento de 2015.
Universidade dos Açores vai receber 15,5 ME da República em 2016

Autor: Lusa/AO Online

 

“Reflete, portanto, um aumento da dotação orçamental relativamente há alguns anos. Lembro que a Universidade dos Açores vinha de um período em que as verbas atribuídas diminuíam ou, pelo menos, não aumentavam na proporção do seu desenvolvimento”, afirmou à agência Lusa João Luís Gaspar, a propósito dos 40 anos que a academia açoriana completa no sábado.

O responsável pela universidade - que nasceu como Instituto Universitário dos Açores, sendo o seu primeiro reitor José Enes - considera que este é um orçamento que, apesar de não responder a todas as necessidades da academia, face aos projetos que pretende desenvolver, permite pensar num “ano tranquilo”, embora ainda sob um “grande rigor” em termos de gestão.

A Universidade dos Açores encontra-se sujeita a um plano de recuperação financeira celebrado com o Ministério da Educação, devido às dificuldades de gestão.

O reitor ressalvou que a universidade vai continuar, junto dos governos dos Açores e da República, a “tentar que haja compreensão” para os custos de insularidade e de tripolaridade” da instituição, com polos em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

“Não é justo que, no caso concreto dessa condição insular, o Governo não olhe para a Universidade dos Açores como necessitando de cobrir sobrecustos que nos penalizam em comparação com outras universidades”, frisou.

João Luís Gaspar sustenta que um dos grandes desafios que se colocam à instituição é incrementar o seu papel “diferenciador” no contexto nacional e internacional.

“Eu entendo que a Universidade dos Açores tem um papel muito próprio, diferenciador em áreas diversas, desde logo o mar. Somos, por excelência, uma universidade que, face à sua localização, deve fazer incindir uma das suas grandes prioridades no estudo de todas as valências relacionadas com o mar”, defendeu.

O responsável pela academia açoriana, que a 12 de junho de 1989 foi alvo de um incêndio que destruiu o edifício da reitoria e documentação importante, considera que também as questões do Atlântico, de uma forma geral, devem ser contempladas e podem ser um fator de diferenciação.

O reitor salientou que, neste momento, a universidade está numa “fase muito importante” para transitar para um plano de desenvolvimento estratégico.

Quanto à nova proposta da tutela, que quer passar a financiar as academias por legislatura, em alternativa ao orçamento anual, João Luís Gaspar classifica como uma “excelente opção” que será “globalmente benéfica”, uma vez que passam a saber com o que podem contar e depois traçar os seus planos de desenvolvimento em conformidade.

A “grande meta” do reitor para 2016 é a reestruturação da vertente universitária, designadamente a transformação em quatro faculdades, adaptando-a uma realidade diferente para fazer face aos desafios que se colocam, com “maior eficácia”.

Sobre a história da instituição, o responsável admitiu que foram 40 anos de “grandes dificuldades, mas também de um considerável número de êxitos”, sendo esta, hoje, “um dos grandes pilares” da autonomia regional.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados