Universidade dos Açores apresenta plano de reestruturação do ensino em setembro

Universidade dos Açores apresenta plano de reestruturação do ensino em setembro

 

LUSA/AO online   Regional   8 de Jul de 2015, 18:21

O reitor da Universidade dos Açores afirmou hoje que tenciona apresentar, em setembro, ao Conselho Geral da academia, uma "proposta concreta" sobre o processo de reestruturação do ensino universitário na instituição

"A reitoria pensa que em setembro poderá apresentar já uma proposta concreta ao Conselho Geral a quem cabe tomar as decisões sobre esta matéria”, afirmou João Luís Gaspar, em declarações à agência Lusa, acrescentando que o processo de reestruturação do ensino superior universitário “já está a ser debatido internamente com as várias unidades orgânicas” da academia açoriana.

A Universidade dos Açores, dispersa pelos polos de Ponta delgada, Angra do Heroísmo e Horta, tem atualmente dez unidades orgânicas de ensino superior.

João Luís Gaspar referiu que uma das propostas passará por “algumas fusões” dos atuais departamentos de modo a reorganizar a estrutura do ensino universitário na instituição, para que passe a ter “mais massa crítica, mais capacidade de resposta para aquilo que são os desafios" atuais.

Segundo disse o reitor, estas fusões permitirão também reduzir custos e ganhar eficiências, sendo que toda a Universidade dos Açores está “muito sensibilizada” para a necessidade de se avançar com esta reestruturação.

Em março, o reitor revelou que a instituição ia desenvolver, este ano, um projeto para melhorar a qualidade do ensino, numa fase que considerou conturbada do ensino superior no país.

João Luís Gaspar recordou que a academia açoriana já sofreu duas grandes reestruturações desde que assumiu funções, a primeira prendeu-se com a passagem de uma “lógica de serviços repartidos para uma lógica de serviços partilhados” e a segunda referente à reestruturação do ensino politécnico, que contemplou, por exemplo, a fusão das escolas de enfermagem de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada e a criação da Escola Superior de Tecnologias, “em fase de preparação”.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.