Açoriano Oriental
Universidade do Porto pode ter corte de 5,6ME devido a cativação de verbas
O reitor da Universidade do Porto disse que a cativação de verbas nas dotações financeiras das universidades e politécnicos pode levar a um corte de 5,6 milhões de euros na instituição e criar "gravíssimos prejuízos no funcionamento".
Universidade do Porto pode ter corte de 5,6ME devido a cativação de verbas

Autor: Lusa/AO Online

 

Em declarações à Lusa, Sebastião Feyo de Azevedo afirmou que o anúncio feito pelo Ministério das Finanças foi uma "total surpresa" e espera que a decisão, avançada "sem aviso de qualquer espécie", seja revertida.

O Governo, através do Ministério das Finanças, decidiu cativar, em 57 milhões de euros, as dotações orçamentais de 2016 das universidades (44 milhões) e dos institutos politécnicos (13 milhões) públicos.

O reitor da Universidade de Porto considera que os cortes, por via das cativações, são "completamente injustificados" e que, caso se concretizem, vão ter impacto no funcionamento da instituição.

Outras instituições também já manifestaram a sua insatisfação, assim como o Governo Regional dos Açores.

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) também expressaram o seu desagrado.

Em comunicado enviado à Lusa, o CCISP mostrou-se perplexo perante a cativação de 13 milhões de euros nas dotações financeiras para estes estabelecimentos de ensino, o que acredita ser um atentado à autonomia.

É "totalmente inaceitável e ilegal a existência de cativações, nomeadamente sobre despesas suportadas com receitas geradas pelas próprias instituições, nas quais se incluem receitas de propinas, com verbas destinadas à ação social e com projetos financiados por fundos comunitários", sustentam os dirigentes dos politécnicos.

Segundo o CRUP, o montante das cativações e o "modo inesperado" com que foram executadas, "consubstanciam um procedimento inaceitável, nunca visto durante a vigência da atual lei de enquadramento do ensino superior".

Os reitores apontam "o desrespeito" pela Lei do Orçamento do Estado e a "não observância do espírito" da Lei de Enquadramento Orçamental, promulgada em setembro de 2015, invocando que o decreto-lei sobre a cativação das verbas "não foi publicado e não é conhecido".

Ambas as instituições requereram, também, uma audiência com o primeiro-ministro, António Costa, para analisar o assunto.

 

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados