Universidade de Verão arranca hoje com Berta Cabral como primeira conferencista

Universidade de Verão arranca hoje com Berta Cabral como primeira conferencista

 

Lusa/AO Online   Regional   27 de Ago de 2012, 06:46

A Universidade de Verão do PSD arranca hoje em Castelo de Vide com a candidata social-democrata à presidência dos Açores, Berta Cabral, a abrir uma semana de aulas e conferências que o primeiro-ministro encerrará com "a intervenção política da "rentrée".

O diretor da Universidade de Verão do PSD, o eurodeputado Carlos Coelho, sublinhou, em declarações à Lusa, que esta é a décima edição desta iniciativa, com que os sociais-democratas marcam tradicionalmente a ‘rentrée’ política.

Como habitualmente, a Universidade de Verão formará 100 alunos, sendo o objetivo "que eles saiam capazes de fazer intervenção cívica mais qualificada", segundo Carlos Coelho.

A semana de formação começa hoje, com um jantar-conferência que, ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, não contará apenas com o presidente da câmara de Castelo de Vide. Desta vez, junta-se a António Ribeiro a líder do PSD/Açores, Berta Cabral, candidata a presidir ao Governo Regional nas eleições de 14 de outubro.

Um pouco antes, Carlos Coelho, o presidente da JSD, Duarte Marques, o secretário-geral do PSD, Matos Rosa, o presidente do Instituto Sá Carneiro, Carlos Carreiras, e o primeiro vice-presidente do PSD, Moreira da Silva, fazem a sessão formal de abertura.

Na terça-feira, a aula de Relações Internacionais, com o título "Há sinais de esperança num mundo em crise?", será dada pelo professor e ex-líder do CDS-PP Adriano Moreira, cabendo a de Ciências Sociais ("Os novos e os velhos-novos atores políticos na democracia do século XXI") ao ex-presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa.

O convidado do jantar-conferência de terça-feira é o assessor político do primeiro-ministro Miguel Morgado, que fará uma intervenção dedicada aos “valores e à ideologia”, segundo Carlos Coelho.

Na quarta-feira, o dia começa com uma aula de Ambiente, por Carlos Pimenta, e continua com outra sobre comunicação, que darão Carlos Coelho e Rodrigo Moita de Deus.

Ao jantar, falarão "quatro revelações na área do empreendedorismo jovem, que tiveram sucesso em Portugal e lá fora": Miguel Pina Martins, David Valente, Joana Lopes Clemente e Rui Lopes.

Quinta-feira é dia de aula de Economia com António Borges, economista e consultor do Governo, com a intervenção "Lições do passado e ambições para o futuro". A presidente da Fundação Champalimaud e ex-ministra da Saúde, Leonor Beleza, será a convidada do jantar-conferência.

Na sexta-feira, Conceição Zagalo, da Grace, falará sobre responsabilidade social e, à tarde, Paulo Rangel e Manuela Franco abordarão a questão da "Europa federal". À noite, o ex-ministro socialista Luís Amado falará aos alunos durante o jantar.

No sábado, caberá à ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, falar sobre "O Estado que temos de reformar" e à procuradora-geral Adjunta, Cândida Almeida, abordar o combate à corrupção no jantar-conferência.

A Universidade de Verão encerra no domingo, dia em que Pedro Passos Coelho, "presidente do PSD e primeiro-ministro de Portugal, fará a intervenção política da rentrée", segundo Carlos Coelho.

O eurodeputado disse ainda que haverá "algumas novidadezinhas" que serão reveladas ao longo da semana, para celebrar o décimo aniversário da Universidade de Verão, garantindo apenas que não se trata de oradores não divulgados.

Carlos Coelho faz “um balanço muito positivo” destes dez anos: dez dos deputados desta e da anterior legislatura passaram pela Universidade de Verão do PSD, havendo ainda presidentes de câmara e vereadores entre os ex-alunos.

"Mas isto, para mim, não é sequer o principal método de avaliação, porque aquilo que nos interessa é que os jovens saiam lá para fora com vontade de fazer intervenção cívica", destacando que há muitos que estão hoje em organizações não-governamentais ou no poder local "fora da lógica partidária, mas com grande componente de intervenção cívica".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.