Açoriano Oriental
United Arlines reduz voos para a Venezuela por não poder repatriar capitais
A companhia aérea norte-americana United Airlines anunciou que reduzirá, a partir de setembro, os voos para a Venezuela, devido a dificuldades para repatriar capitais e lucros correspondentes às vendas de bilhetes de avião.
United Arlines reduz voos para a Venezuela por não poder repatriar capitais

Autor: Ao/Lusa

 

Em comunicado divulgado na sexta-feira, a United Continental Holding informa que a partir de 17 de setembro realizará apenas quatro voos semanais entre Miami e Caracas, deixando de voar aos domingos, quartas-feiras e sextas-feiras.

Segundo o comunicado, a companhia registou perdas de 21 milhões de dólares (aproximadamente 15,5 milhões de euros), devido à situação cambial e tem cerca de 100 milhões de dólares (aproximadamente 73,5 milhões de euros) "retidos" na Venezuela.

Desde 2003 que vigora na Venezuela um apertado sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país e obriga as companhias aéreas a terem autorização para poderem repatriar os capitais gerados pelas suas operações.

Segundo a Associação de Linhas Aéreas da Venezuela o Governo venezuelano "deve" atualmente 3,43 mil milhões de dólares (2,52 mil milhões de euros) às companhias aéreas internacionais, por conceito de repatriação dos capitais e lucros correspondentes às vendas de bilhetes de avião desde 2012, a qual tem sido dificultada pelas leis cambiais vigentes.

Nessa situação está a portuguesa TAP e outras 15 transportadoras internacionais.

As dificuldades para repatriar capitais levaram a Air Canada e a Alitalia a suspenderem recentemente os voos para Caracas, enquanto a American Airlines reduziu em 80% as suas operações e a Lufthansa decidiu parar a venda de novos bilhetes.

A Delta Airlines, uma das maiores companhias aéreas norte-americanas, anunciou, esta segunda-feira, que vai reduzir 86% dos voos semanais que realiza entre Atlanta e Caracas, a partir de 01 de agosto.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados