Açoriano Oriental
União Europeia abre novo capítulo do processo de adesão da Turquia
A União Europeia abriu hoje um novo capítulo das negociações do processo de adesão da Turquia, anunciou, em conferência de imprensa, Jean Asselborn, ministro dos Negócios do Luxemburgo, o país que atualmente preside à UE.
União Europeia abre novo capítulo do processo de adesão da Turquia

Autor: Lusa/AO Online

O "capítulo 17", referente à política económica e monetária, foi aberto depois de um interregno de dois anos nas negociações de adesão da Turquia e avança após a reunião interministerial de hoje, em Bruxelas, dos chefes da diplomacia comunitária e duas semanas depois de uma cimeira informal entre a UE e a Turquia sobre migrações.

O governante luxemburguês precisou que o capítulo 17 trata, por exemplo, das regras de independência dos bancos centrais dos Estados membros e vigilância orçamental.

Jean Asselborn sublinhou que não se trata de “abrir as portas à Turquia para o euro”, explicando que todos os candidatos “têm que aplicar reformas e regras” para integrarem a União Europeia.

O processo de adesão turco tem agora 15 capítulos abertos de um total de 35, precisou o ministro, lembrando que o início das negociações começou há 10 anos.

Aos jornalistas o luxemburguês reafirmou a necessidade da Turquia como “parceiro estratégico em várias áreas internacionais como migração, combate ao terrorismo, clima, energia e comércio”.

O comissário da Política Europeia de Vizinhança e Negociações de Alargamento, Johannes Hahn, afirmou ser este um sinal de que o processo está a avançar e destacou o esforço da Turquia em termos económicos, como a diminuição da sua dívida de 70 para 30% do PIB.

Por seu lado, o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, sublinhou que a abertura de "um ou mais capítulos não devem esperar mais dois anos", não deixando de saudar este "reenergizar" da cooperação entre as duas partes.

O ministro turco responsável pelos Assuntos Europeus, Volkan Bozkir, destacou a vontade da Turquia integrar o espaço comunitário em pleno, "com todos os direitos e obrigações".

"Não foi a abertura apenas de um capítulo, mas de uma nova fase para a adesão", resumiu o governante, assumindo que a cimeira do final de novembro sobre migrações foi um "novo começo" das relações, que incluem aceleração para facilitar vistos, colaboração na crise dos refugiados e combate ao terrorismo.

Integrando também o vice-primeiro-ministro Mehmet Simsek, a delegação da Turquia participou num almoço informal com os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 28. Na ocasião, esteve o ministro português Augusto Santos Silva.

O processo de adesão da Turquia encontrou várias resistências como do Chipre, ilha dividida em que a parte norte é controlada pela Turquia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados