Açoriano Oriental
Incêndio destrói parcialmente duas salas de centro de inclusão juvenil na Ribeira Grande
Um incêndio destruiu hoje "parcialmente" duas salas de uma valência para jovens de uma instituição de solidariedade social, na Ribeira Grande, Açores, sem provocar vítimas, mas "o combate das chamas foi de extrema dificuldade", disse fonte dos bombeiros.
Incêndio destrói parcialmente duas salas de centro de inclusão juvenil na Ribeira Grande

Autor: Lusa / AO online

 

O Comandante dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, José Nuno, disse à agência Lusa que "o alerta foi dado por um vizinho" pelas 07:50 locais" (08:50 em Lisboa), indicando que "o incêndio terá começado numa sala do edifício constituído por dois pisos" e localizado na freguesia da Conceição, na Ribeira Grande, costa norte da ilha de São Miguel.

José Nuno disse que se tratou de um incêndio "complicado", devido "ao calor e ao fumo", mas os bombeiros "conseguiram que o fogo não se propagasse ao piso superior", acrescentando que no local estiveram 15 bombeiros apoiados por quatro viaturas.

O presidente do Centro de Apoio Social e Acolhimento (C.A.S.A) Bernardo Manuel Silveira Estrela, na Ribeira Grande, explicou à Lusa que o incêndio "não ocorreu no edifício sede" da instituição, mas "num imóvel onde funciona a valência Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil" que trabalha diariamente com "jovens entre os 16 e 21 anos em situação de absentismo escolar e de risco."

Segundo Marco Sousa, o incêndio provocou "danos avultados na estrutura do edifício e danificou material de música, como guitarras e baterias, havendo ainda o registo de furto de alguns computadores portáteis".

Devido ao incêndio, o presidente da instituição disse que vai ser necessário "reajustar nos próximos dias o funcionamento" do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil que "irá manter atividades na escola Secundária e Preparatória", do concelho da Ribeira Grande, "encerrando durante as férias de Natal".

As causas do incêndio ainda "são desconhecidas, tendo estado no local a PSP e solicitado a presença da Policia Judiciária", disse o comandante dos Bombeiros da Ribeira Grande.

A C.A.S.A é uma instituição centenária com cinco valências, apoiando 200 utentes, entre crianças e jovens.

A instituição disponibiliza creche, creche familiar, jardim-de-infância, Atelier de Tempos Livres e um Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados