Açoriano Oriental
Um dos maiores navios do mundo faz escala em Portugal
Um dos maiores navios do mundo escalou esta terça-feira Sines, o único porto português com capacidade para o receber e o primeiro da Europa a ser escalado durante a viagem inaugural do MSC Emanuela, que começou na China.

Autor: Lusa/AO online
O porta contentores, classificado de sexta geração por ter capacidade para transportar 14 mil TEU’s (unidade de medida que corresponde ao número de contentores de 20 pés), tem 366 metros de comprimento, 51 metros de boca e um calado de 16 metros, o que faz de Sines o único porto português que o pode receber.

“É a prova de que o porto de Sines é um dos poucos da Europa que consegue receber navios desta dimensão”, afirmou, em declarações aos jornalistas, a presidente do conselho de administração do porto de Sines, Lídia Sequeira, salientando que este não é o primeiro navio deste porte que o terminal de contentores local recebe.

Depois de revelar que estão prestes a começar a navegar mais 20 navios do armador MSC com a mesma capacidade, Lídia Sequeira explicou que a maior dimensão das embarcações permite baixar os custos do frete por cada TEU em cerca de quatro vezes.

“Num navio de 1750 TEU’s no mesmo porto, cada TEU que é movimentado custa, em regra, quatro vezes mais do que um TEU movimentado num navio destes”, exemplificou, para mostrar a “importância” de embarcações com esta dimensão e de portos que os possam receber.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados