Açoriano Oriental
UGT exige que Governo esclareça compromisso com a troika sobre pensões
A UGT exigiu esta segunda-feira que o Governo esclareça com urgência a verdade sobre o compromisso assumido com a troika, relativamente a eventuais cortes nas pensões, classificando de lamentável e degradante a indefinição e desarticulação que tem havido nesta matéria.
UGT exige que Governo esclareça compromisso com a troika sobre pensões

Autor: Lusa/AO Online

 

A UGT reagiu assim, em comunicado enviado às redações, ao relatório da 11.ª avaliação da troika ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro em curso, designadamente à exigência de indexar as pensões à evolução da economia e à demografia.

A central sindical afirma-se contra a indexação do cálculo das pensões de reforma a dois fatores que “irão provocar uma absoluta indefinição e incerteza nos valores a receber no futuro pelos pensionistas”.

“Ambos os fatores apontados são de tal forma voláteis e incontroláveis que não permitem, com fiabilidade, garantir que os valores calculados em cada momento sejam mantidos e respeitados no futuro”, considera.

A UGT lembra que o secretário de Estado da Administração Pública disse ao país que essa exigência da troika estava "plasmada" no relatório de avaliação, o que foi considerado um “erro” pelo vice-primeiro-ministro e não confirmado pelo primeiro-ministro, que sempre argumentou que o Governo ainda não tinha decidido o que fazer quanto a eventuais cortes nas pensões.

“Perante esta lamentável, e até degradante, situação de indefinição e desarticulação Troika-Governo e até entre alguns governantes, com discursos dessincronizados, importa que, com toda a urgência, o Governo esclareça, sem tibiezas e com total transparência, onde está a verdade, e que acordo ou compromisso assumiu com a Troika em relação a uma matéria onde, com insistência, tem referido que não existirão mais cortes”, defende.

A central sindical liderada por Carlos Silva garante ainda que vai contribuir com ideias e sugestões para alcançar soluções que garantam a sustentabilidade do regime público de pensões.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados