Açoriano Oriental
UE quer apostar na economia digital
A União Europeia quer apostar na economia digital para acelerar a retoma económica e, sob a égide da presidência espanhola, decorrerá nos dias 19 e 20 de abril um conselho de ministros informal sobre telecomunicações e sociedade de informação.
 UE quer apostar na economia digital

Autor: Lusa/AO Online

"O principal objetivo do encontro é aprovar a Declaração de Granada, que pautará a agenda digital da Europa, através da definição das suas grandes linhas de orientação", avançou hoje à agência Lusa o secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos.

O encontro terá lugar em Granada, Espanha, e contará com a presença de Paulo Campos, em representação do ministro das Obras Públicas, António Mendonça, bem como de Mariano Gago, ministro da Ciência e da Tecnologia.

"À semelhança de Portugal, a Europa considera que a economia digital é um 'driver' importante para a retoma económica", sublinhou Paulo Campos, referindo que Portugal "no grupo da frente" dos países europeus que apostam na economia digital.

Os programas e-escolas e e-escolinhas colocam mesmo Portugal como "o líder europeu nesta matéria", frisou o governante, adiantando que foi o Governo português que propôs à presidência espanhola o tema da extensão tecnológica no ambiente escolar, tendo sido aceite como parte integrante da ordem de trabalhos do encontro de Granada.

"O que a União Europeia vai traçar, Portugal já atingiu ou está prestes a atingir", salientou, lembrando que outro dos tópicos em discussão, o acesso à banda larga em todo o território europeu até 2013, "já foi atingido por Portugal em 2006".

Os serviços públicos digitais também fazem parte da agenda e Paulo Campos referiu que "Portugal é o país precursor de um conjunto de iniciativas que lhe permitem estar na liderança da implementação destes recursos".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados