Açoriano Oriental
UE e Suíça mais próximos de acordo sobre imigração
A União Europeia e a Suíça estão mais próximas de chegar a um acordo, que poderá ser selado no final de abril, para resolver o problema criado pelo referendo de fevereiro sobre a imigração, informaram fontes europeias.
UE e Suíça mais próximos de acordo sobre imigração

Autor: Lusa/AO online

As discussões decorrem desde fevereiro entre Bruxelas e Berna e no início desta semana parecia estar em vista uma solução, mas o Reino Unido pediu mais tempo para estudar as propostas, segundo as mesmas fontes.

"O Reino Unido pediu um pouco mais de tempo para que os ministros possam examinar o texto em negociação", indicou à AFP um diplomata britânico.

"O trabalho continua", disse por seu lado Maja Kocijancic, porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton.

Novas discussões estão previstas para o final de abril.

No dia 09 de fevereiro, a maior parte dos suíços votaram favoravelmente num referendo que obriga a quotas de entrada de imigrantes, uma decisão que suscitou várias críticas das instâncias comunitárias.

Uma das primeiras consequências do referendo suíço foi a recusa, por parte de Berna, da assinatura de um acordo com a Croácia para estender aos cidadãos croatas o livre acesso ao mercado de trabalho suíço de que beneficiam os restantes cidadãos da UE.

Por seu lado, Bruxelas suspendeu as negociações sobre a participação suíça no programa de investigação "Horizon 2020" e no programa de intercâmbio de estudantes "Erasmus".

A 20 de fevereiro, após uma reunião com Yves Rossier, secretário de Estado dos negócios estrangeiros suíço, o adjunto de Catherine Ashton, David O'Sullivan, sublinhou que a UE esperava das autoridades suíças uma solução para o problema da Croácia, e garantiu que a comunidade não cederia no princípio da livre circulação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados