Agricultura

UE deve compensar agricultores por valorização dos "bens públicos da agricultura"

UE deve compensar agricultores por valorização dos "bens públicos da agricultura"

 

Lusa / AO online   Regional   18 de Jun de 2010, 12:21

Os agricultores açorianos devem ser compensados financeiramente pela União Europeia pela valorização e manutenção dos “bens públicos da agricultura”, defendeu esta sexta-feira Duarte Moreira, coordenador do grupo criado pelo PS/Açores para analisar o impacto do fim das quotas leiteiras.
Para o deputado regional socialista, estes “bens públicos da agricultura” envolvem aspectos como a manutenção da paisagem, as questões ambientais, a cultura e a tradição, que “o consumidor não paga, nem está disposto a pagar porque teria um custo que nem seria fácil de quantificar”, mas que os agricultores açorianos promovem na sua actividade.

Por isso, Duarte Moreira considera que devem ser beneficiados nos apoios comunitários pelo papel que desempenham “não só como produtores de bens agrícolas”, mas também pela “manutenção dos bens públicos da agricultura”.

Esta é uma das conclusões preliminares do relatório proposto pelo grupo de trabalho criado pela bancada parlamentar do PS/Açores para analisar o impacto do fim das quotas leiteiras na região.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.