Açoriano Oriental
UE defende que docentes do superior devem ter formação em tecnologias digitais
Todos os professores do ensino superior devem ter formação em tecnologias digitais, segundo um relatório da União Europeia (UE) divulgado hoje que defende ainda um financiamento específico para incentivar a utilização de novas tecnologias naquelas escolas.
UE defende que docentes do superior devem ter formação em tecnologias digitais

Autor: Lusa/AO Online

O grupo da União Europeia responsável por estudar e avaliar o ensino nos países da UE publicou um relatório sobre "novos métodos de ensino e aprendizagem no ensino superior".

Baseando-se numa análise da situação atual e nas boas práticas identificadas dentro e fora da UE, o grupo de alto nível propôs um conjunto de ações para promover a introdução de um ensino baseado nas novas tecnologias.

Os estudiosos lembram que os recursos educativos de todo o mundo podem ser facilmente acedidos de forma interativa e que o acesso a esses recursos está cada vez mais disponível, mas pode ser ainda mais otimizado.

Por isso, o documento apresenta 15 recomendações que realçam a necessidade de canalizar melhor os recursos de forma a promover o desenvolvimento e a utilização de métodos de ensino e aprendizagem digitais mais flexíveis.

Entre as ações que podem ser tomadas pela UE e pelos governos, encontra-se a necessidade de formação dos professores: “Toda a equipa docente das instituições de ensino superior deveria receber formação em tecnologias e pedagogias digitais”, lê-se na quinta recomendação.

Na primeira recomendação, o grupo defende que a comissão europeia deveria apoiar os estados-membros para que desenvolvessem e implementassem estruturas para diversificar a oferta e integração de novos modos de aprendizagem no ensino superior.

O estudo refere ainda que a integração de tecnologias e pedagogias digitais devem fazer parte das estratégias das instituições para ensinar e aprender.

Este grupo da UE foi criado em 2012 para abordar as questões mais prementes no domínio do ensino superior na Europa e no primeiro ano de trabalho fez recomendações no sentido de melhorarem a qualidade do ensino e da aprendizagem no ensino superior europeu.

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